Setembro 2017 vol. 4 num. 1 - VIII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Software educacional: uma nova ferramenta de ensino de física para o nono ano do ensino fundamental

CORREA, G. A.;

Artigo Completo:

A incorporação da tecnologia como aprendizagem pedagógica tem despertado discussões no meio educacional. Neste contexto, acredita-se na possibilidade do aprendizado de física com utilização de softwares. Assim, foi desenvolvido no nono ano do ensino fundamental este trabalho que utiliza um software interativo do tipo Applet como ferramenta pedagógica para ensinar conceitos de cinemática, com o objetivo de ensinar de forma prática e mais concreta conceitos sobre o MRU e MRUV através da simulação interativa. Para avaliar a abordagem utilizada, foram coletados dados dos alunos por meio de questionários antes, durante e depois da aplicação do software. Foi realizada uma análise percentual das respostas, buscando-se assim compreender a contribuição de softwares educativos na aprendizagem. Constatou-se que os softwares educativos aguçaram a curiosidade dos alunos e, que com a utilização deste recurso, o fato de errar não inibiu os alunos e até ajudou no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim cabe enfatizar a importância dos softwares educativos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental. A principal função dessa ferramenta não é substituir o professor, mas auxiliá-lo na mediação de processo de ensino-aprendizagem.

Artigo Completo:

The incorporation of technology as pedagogic learning has awakened discussions in the educational environment. In this context, we believe in the possibility of learning physics with the use of software. It was developed in the ninth year of elementary school this work that uses an interactive Applet-like software as a pedagogical tool to teach concepts of kinematics, with the objective of teaching in a practical and concrete concepts way about MRU and MRUV through interactive simulation . To evaluate the approach used, data were collected from the students through questionnaires before, during and after the application of the software. A percentage analysis of the answers was made, seeking to understand the contribution of educational software in learning. It was found that educational software sharpened the curiosity of the students and, with the use of this resource, the fact of error did not inhibit students and even helped in the teaching-learning process. There fore, it is important to emphasize the importance of educational software for the enrichment of teaching-learning process in Elementary School. The main function of this tool is not to replace the teachers, but to assist them in mediating the teaching-learning process.

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Ensino-Aprendizagem com Software, Software interativo, Applets,

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Ensino-Aprendizagem com Software, Software interativo, Applets,

DOI: 10.5151/phypro-viii-efa-25

Referências bibliográficas
  • [1] PIETROCOLA, M.; BROCKINTON, G. Recursos Computacionais Disponíveis na Internet para o Ensino de Física moderna e Contemporânea. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 3, 2003, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2003.
  • [2] BARBOSA Lima, M. C.; Carvalho, A. M. P. Exercícios de raciocínio em três linguagens: ensino de Física nas séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n.1, 200
  • [3] ROSA, C. W.; ROSA, A. B.; PECATTI, C. Atividades experimentais nas séries iniciais: relato de uma investigação. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciências, v. 6, n. 2, p. 265. 2007.
  • [4] FOUREZ, G. Alfabetização Científica y Tecnológica. Argentina: Adiciones Coligue, 1997.
  • [5] GAMEZ, Luciano. TICESE-Técnica de inspeção de conformidade ergonômica de Software educacional. Dissertação de Mestrado submetida à UnB, 1998.
  • [6] VALENTE, JA (1993). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica da UNICAMP.
  • [7] PhET Interactive Simulations. Disponível em: http://phet.colorado.edu/index.php, acesso em: 21 de setembro de 2016.
Como citar:

CORREA, G. A.; "Software educacional: uma nova ferramenta de ensino de física para o nono ano do ensino fundamental", p. 105-111 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-viii-efa-25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações