Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SOCIAL MEDIA FOR COMPETITIVE AND QUALITY GROWTH: ACONTENT ANALYSIS OF SOCIAL MEDIA TO SUPPORT PRODUCTSOR SERVICES CONTINUOUS IMPROVEMENTS.

MÍDIAS SOCIAIS PARA O DESENVOVIMENTO COMPETITIVO E MELHORIA DE QUALIDADE: UMA ANÁLISE DE CONTÉUDO DE MIDÍAS SOCIAS PARA PROJETOS DE PRODUTOS OU SERVIÇOS

Ricardo de Oliveira Silvaa, Francisco Uchoa Passosa ;

Artigo completo:

This article's premise is to address the relevance and influence ofinformation contained in social media in the relationship between company andcustomer. As well as, evidence how this available information can assist in capturingthe voice of the customer to improve products and services. It is a quantitative analysis,which database was obtained through research with sample, where it was possible toshow how consumers relate to these communication channels and how this data canbring information that until then would be ignored. This work aims to show that themonitoring of social media can bring benefits in business strategies and addcompetitive advantage and differential in the company's objectives.

Artigo completo:

Este artigo tem como premissa abordar a relevância e influência das informações contidas em mídias socias no relacionamento empresa e cliente. Assim como, evidênciar como essas informações disponíveis podem auxiliar na captura da voz do cliente para melhoria de produtos e serviços. Trata-se de uma análise quantitativa, cuja base de dados foi obtida atráves de dados de pesquisa em uma amostra, onde foi possivel evidenciar como os consumidores se relacionam nesses canais de comunicação e como esses dados podem trazer informações que até então seriam desprezadas ou ignoradas. Esse trabalho visa evidenciar que o monitoramento das mídias sociais podem trazer benefícios nas estratégias de negócios e agregar vantagem competitiva e diferencial nos objetivos da empresa

Palavras-chave: social media; companies; social networks; customers; benchmarking,

Palavras-chave: mídias sociais; empresas; redes sociais; clientes; benchmarking,

DOI: 10.5151/siintec2020-SOCIALMEDIA

Referências bibliográficas
  • [1] FURLAN, Bruna e MARINHO, Bruno. Redes sociais Corporativas. Instituto Desenvolve TI: cursos para capacitação digital. [s.d.] Available on: www.institutodesenvolveti.org. Acesso em: 01/11/2019. 2 KAPLAN, A.M. and HAENLEIN, M. (2009a), “Consumer use and business potential of virtual worlds: the case of second life”, The International Journal on Media Management, Vol. 11 Nos 3/4, pp 93-101 3 BUSTAMANTE, T. F.; BARRETO, I. F. As Mídias Sociais como Ferramenta de Novos Negócios e de Relacionamento com o Cliente: um Estudo de Caso com Empresa de Serviços de Telecomunicações. Revista ADM.MADE, v. 17, n. 1, p. 60-79, 2013. 4 MONTEIRO Diego, AZARITE Ricardo. Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estágiario ao CEO. São Paulo: DVS Editora, 201 5 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006. 6 KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998 7 KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Person Educacional do Brasil, 2015. 8 TORRES, Cláudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009. 9 Mc Quillan RF, Silver SA, Harel Z, et al. How to measure and interpret quality improvement data. Clin J Am Soc Nephrol. 2016;11;9-8-914 10 OLIVEIRA Alison, TSAN HU, Osvaldo. Gerenciamento do ciclo da qualidade . Rio de Janeio: Altas Books, 2018 11 PARASURAMAN, A.; COLBY, Charles L. Marketing para produtos inovadores. Porto Alegre: Bookman, 2002. 12 ULRICH, K. & EPPINGER, S. Product design and development. New York: McGrawHill, 1995. 13 TAKAHASHI, S. & TAKAHASHI, V. P. Gestão de inovação de produtos: estratégia, processo, organização e conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2007 14 WILSON, Thomas. Qualitative “Versus” Quantitative Methods in Social Research. In: Bulletin de Méthodologies Sociologique, n 10, april 1986, p. 25-5 15 GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999 16 AMARAL, Ana Laura & MELO Jose Airton. A Importância Das Mídias Sociais Para O Marketing De Relacionamento 2016. Avaliable on: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao1/article/view/646/627. Acesso: 17 de jun. de 2020
Como citar:

Ricardo de Oliveira Silvaa, Francisco Uchoa Passosa; "SOCIAL MEDIA FOR COMPETITIVE AND QUALITY GROWTH: ACONTENT ANALYSIS OF SOCIAL MEDIA TO SUPPORT PRODUCTSOR SERVICES CONTINUOUS IMPROVEMENTS.", p. 445-453 . In: Anais do VI Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, ISBN: 2357-7592
DOI 10.5151/siintec2020-SOCIALMEDIA

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações