Artigo - Open Access.

Idioma principal

SÍNTESE DE NANOPARTICULAS POLIMÉRICAS POROSAS COM CARACTERÍSTICAS ADSORVENTES APLICADAS NO TRATAMENTO DE ÁGUA

SYNTHESIS OF POROUS POLYMER MICROPARTICLES WITH ADSORBENT CHARACTERISTICS APPLIED IN WATER TREATMENT

GASPAROTTE, MAIARA LUIZA ; GIUDICI, REINALDO ; MEDEIROS, CAMILA OSIRO ; SEIXAS, RAQUEL DEBROI ; TORRAGA, MARIA GIULIANA ;

Artigo:

A síntese de micropartículas poliméricas porosas para aplicação no tratamento de água contaminada com corantes foi estudada dos pontos de vista de cinética das reações e potencial de adsorção. O núcleo de poli (estireno-co-anidrido maleico) foi sintetizado por copolimerização alternada de anidrido maleico e estireno via polimerização por dispersão e, seu invólucro, por precipitação, com os agentes reticulante (divinilbenzeno) e porogênico (n-heptano). Para a funcionalização destas partículas com grupos carboxilato, foi utilizado hidróxido de sódio. A conversão dos monômeros foi medida por gravimetria e a caracterização de diâmetro e superfície das partículas foi realizada por espalhamento dinâmico de luz e microscopia eletrônica de varredura, respectivamente. Por fim, mediram-se com UV/Vis as absorbâncias de soluções de azul de metileno antes e depois dos testes de adsorção. Obteve-se moderada conversão de monômeros em partículas esféricas e estáveis, que apresentaram alta capacidade adsortiva de corante (capacidade máxima de 1240,69 mg/g), características que demonstram a viabilidade do método utilizado.

Artigo:

Palavras-chave: NANOPARTíCULAS POLIMéRICAS; ADSORçãO; CORANTES.,

Palavras-chave: POLYMER NANOPARTICLES; ADSORPTION; DYES.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC35

Referências bibliográficas
Como citar:

GASPAROTTE, MAIARA LUIZA; GIUDICI, REINALDO; MEDEIROS, CAMILA OSIRO; SEIXAS, RAQUEL DEBROI; TORRAGA, MARIA GIULIANA; "SÍNTESE DE NANOPARTICULAS POLIMÉRICAS POROSAS COM CARACTERÍSTICAS ADSORVENTES APLICADAS NO TRATAMENTO DE ÁGUA", p. 1407-1413 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC35

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações