Artigo - Open Access.

Idioma principal

SíNTESE DE NANOPARTíCULAS DE FERRITAS E SUA APLICAçãO COMO ADSORVENTES NA REMOçãO DE AMOXICILINA EM áGUA

SYNTHESIS OF NANOPARTICLES OF FERRITES AND ITS APPLICATION AS ADSORBENTS IN THE REMOVAL OF AMOXICILLIN IN WATER

MOURA, RAPHAELLA DE FREITAS NOGUEIRA ; CAETANO, PATRíCIA MARIANA ALVES ; CAPISTRANO, BIANCA FABIANI ; MARIANO, CAMYLLA RAYANE DE FREITAS ; OLIVEIRA, THAíS NATáLIA SILVA DE ; , ;

Artigo:

A amoxicilina é um antibiótico amplamente usado na medicina humana e veterinária, em uma avaliação de risco de esgoto, esse fármaco foi identificado como um dos antibióticos mais comuns utilizados na medicina moderna que tem ecotoxicidade significativa. Consequentemente, é grande o interesse no desenvolvimento de novas tecnologias que sejam eficazes e possibilitem a remoção desse tipo de contaminante. No presente trabalho a remoção do antibiótico amoxicilina a partir de solução aquosa foi investigada a partir da adsorção, por ser um método simples e efetivo, utilizando-se nanoferritas de cobalto, zinco e cobre como materiais adsorventes. As ferritas foram sintetizadas pelo método de coprecipitação química e calcinadas a 400 °C. Utilizou-se as técnicas de difração de raios X e adsorção/dessorção de nitrogênio pelo método BET na caracterização desses materiais. A eficiência de remoção da amoxicilina foi estudada por meio de medidas de espectroscopia na região UV-Vis, alcançando excelentes resultados quando comparado aos dados da literatura.

Artigo:

Palavras-chave: ADSORçãO, FERRITAS, AMOXICILINA,

Palavras-chave: ADSORPTION, FERRITES, AMOXICILLIN,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT106

Referências bibliográficas
Como citar:

MOURA, RAPHAELLA DE FREITAS NOGUEIRA; CAETANO, PATRíCIA MARIANA ALVES; CAPISTRANO, BIANCA FABIANI; MARIANO, CAMYLLA RAYANE DE FREITAS; OLIVEIRA, THAíS NATáLIA SILVA DE; , ; "SíNTESE DE NANOPARTíCULAS DE FERRITAS E SUA APLICAçãO COMO ADSORVENTES NA REMOçãO DE AMOXICILINA EM áGUA", p. 35-41 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações