Artigo - Open Access.

Idioma principal

SÍNTESE DE LIPÍDEOS ESTRUTURADOS EMPREGANDO LIPASE DE RHIZOPUS ORYZAE IMOBILIZADA EM PÓ DE SABUGO DE MILHO.

SYNTHESIS OF STRUCTURED LIPIDS EMPLOYING LIPASE OF RHIZOPUS ORYZAE IMMOBILIZED IN CORN COB POWDER.

BATISTA, VINÍCIUS GUERSO ; PAULA, ARIELA VELOSO DE ; SILVA, BEATRIZ MARQUES DA ; GALAN, JULIAN PAUL MARTINEZ ; MONTI, RUBENS ; , ;

Artigo:

A necessidade de maior qualidade de vida tem levado a população a buscar por alimentos nutracêuticos, tais como os lipídeos estruturados do tipo MLM, triglicerídeos com ácidos graxos de cadeia média (M) nas posições sn-1 e sn-3 e longa (L) na posição sn-2 e que por este motivo apresentam menor valor calórico que os óleos tradicionais. Por isso o objetivo desse trabalho foi sintetizar lipídeos estruturados do tipo MLM através da acidólise enzimática do óleo de semente de uva empregando lipase de Rhizopus oryzae imobilizada em pó de sabugo de milho. Para isso, tal material foi tratado termicamente em autoclave, seguido de tratamento básico com NaOH. Posteriormente o pó de sabugo de milho foi submetido ao processo de ativação e funcionalização com glutaraldeído. Após imobilização o derivado obtido foi submetido à acidólise enzimática do óleo de semente de uva, com meio composto por óleo e ácido cáprico (C10) na razão molar de 1:3, durante 24 h a 45°C. Reusos do derivado imobilizado foram realizados para verificar a estabilidade operacional. O derivado apresentou 62,00 ± 4,45 U/g, e incorporou 54,00 % em mol de C10. Foram realizados 5 reusos, promovendo incorporação média de 38,80 %mol. Tais resultados mostraram relevante capacidade do derivado obtido em sintetizar lipídeos estruturados do tipo MLM, sendo promissores na área de bioprocessos e enzimologia.

Artigo:

Palavras-chave: LIPíDIOS ESTRUTURADOS, IMOBILIZAçãO, Pó DE SABUGO DE MILHO,

Palavras-chave: STRUCTURED LIPIDS, IMMOBILIZATION, CORN COB POWDER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO12

Referências bibliográficas
Como citar:

BATISTA, VINÍCIUS GUERSO; PAULA, ARIELA VELOSO DE; SILVA, BEATRIZ MARQUES DA; GALAN, JULIAN PAUL MARTINEZ; MONTI, RUBENS; , ; "SÍNTESE DE LIPÍDEOS ESTRUTURADOS EMPREGANDO LIPASE DE RHIZOPUS ORYZAE IMOBILIZADA EM PÓ DE SABUGO DE MILHO.", p. 2485-2491 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações