Artigo - Open Access.

Idioma principal

SÍNTESE DE LIPÍDEOS ESTRUTURADOS EM REATOR DE LEITO FIXO EMPREGANDO LIPOZYME RM IM

SYNTHESIS OF STRUCTURED LIPIDS IN A FIXED BED REACTOR EMPLOYING LIPOZYME RM IM

RODRIGUES, MARINA DE FREITAS ; PAULA, ARIELA VELOSO DE ; DANIELA CARDOSO UMBELINO CAVALLINI, IZABELA DE SOUZA CORREIA COZENTINO ;

Artigo:

Um dos grandes desafios da industria de alimentos na moderna ainda é a busca por alimentos mais saudáveis e benéficos a saúde, em vista do crescente número de doenças causadas por uma má alimentação. Dentre esses, há um grande interesse na modificação de óleos e gorduras visando a obtenção de lipídeos estruturados, os quais, para a alimentação destacam-se os triglicerídeos dietéticos, que apresentam um elevado valor nutracêutico comparado ao atuais óleos no mercado. Os triglicerídeos dietéticos do tipo MLM, contém ácidos graxos de cadeira média (M) na posição sn-1 e sn-3 e um ácido graxo de cadeia longa na posição sn-2, podendo ser sintetizados através da acidólise enzimática de óleos. O presente trabalho teve como objetivo sintetizar o triglicerídeos dietético do tipo MLM por meio de acidólise enzimática do óleo de uva com ácido cáprico, utilizando a Lipozyme RM IM em reator de leito fixo.

Artigo:

Palavras-chave: LEITO FIXO; LIPOZYME RM IM; LIPíDEOS ESTRUTURADOS,

Palavras-chave: FIXED BED; LIPOZYME RM IM; STRUCTURED LIPIDS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO15

Referências bibliográficas
Como citar:

RODRIGUES, MARINA DE FREITAS; PAULA, ARIELA VELOSO DE; DANIELA CARDOSO UMBELINO CAVALLINI, IZABELA DE SOUZA CORREIA COZENTINO; "SÍNTESE DE LIPÍDEOS ESTRUTURADOS EM REATOR DE LEITO FIXO EMPREGANDO LIPOZYME RM IM", p. 2506-2512 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações