Artigo - Open Access.

Idioma principal

SÍNTESE DE COMPÓSITOS HDL-BIOCARVÃO DE OURICURI PARA APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES

SYNTHESIS OF OURICURI LDH-BIOCHAR COMPOSITES FOR APPLICATION IN THE REMOVAL OF EMERGING POLLUTANTS

SANTOS, GRAZIELLE EMANUELLA DE SOUZA DOS ; MEILI, LUCAS ; Sá, ÍCARO MYCHEL GOMES LEITE DE ; SILVA, LUCAS LUAN ILDEFONSO DA ; , ;

Artigo:

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade adsortiva do HDL-biocarvão para remoção de poluentes como cafeína, diclofenaco de sódio e fenol. O compósito foi sintetizado pelo método da co-precipitação tendo Mg e Al como cátions presentes nas lamelas, intercalados pelo ânion cloreto. A partir dos estudos de adsorção, observou-se que o compósito conseguiu adsorver o diclofenaco de sódio, alcançando patamares de 66% de remoção. Para a cafeína e fenol o compósito não apresentou afinidade de modo que não ocorreu remoção. O estudo cinético mostrou que o equilíbrio de adsorção ocorreu em uma hora de contato para o diclofenaco de sódio com concentração de 30 mg/L.

Artigo:

Palavras-chave: POLUENTES EMERGENTES; BIOCARVãO; HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES,

Palavras-chave: EMERGING POLLUTANTS; BIOCHAR; LAMELAR DOUBLE HYDROXIDES,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN12

Referências bibliográficas
Como citar:

SANTOS, GRAZIELLE EMANUELLA DE SOUZA DOS; MEILI, LUCAS; Sá, ÍCARO MYCHEL GOMES LEITE DE; SILVA, LUCAS LUAN ILDEFONSO DA; , ; "SÍNTESE DE COMPÓSITOS HDL-BIOCARVÃO DE OURICURI PARA APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES", p. 798-804 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações