Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO DE UM CARRO ELÉTRICO PARA COLETA SELETIVA COM BASE EM MODELOS DE REFERÊNCIA PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

-

Hayata, Amaranta ; Barbalho, Sanderson ; Rosa, Roberto Canedo ; , ;

Article:

O desenvolvimento de um produto envolve diversas etapas que devem ser cumpridas, objetivando a produção de um item que represente os reais requisitos exigidos e seja passível de produção de forma a agregar valor ao mercado. Nesse sentido, muito se tem propalado sobre Processo de Desenvolvimento de Produtos como meio dinâmico e prático de sistematizar informações para construir um esquema básico de produto, garantindo os principais vínculos entre objetivos, planejamento, implementação e verificação. O presente trabalho tem por finalidade apresentar a sistematização do processo de desenvolvimento de um veículo elétrico projetado por uma equipe de estudantes universitários para apoiar centros de catadores de material reciclável. Aspectos dos processos de definição dos requisitos, geração de alternativas e análise de valor, assim como do projeto conceitual do produto são apresentados.

Article:

-

Palavras-chave: Carro elétrico; Processo de desenvolvimento de produtos; Modelo de referência mecatrônico,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-62

Referências bibliográficas
  • [1] Barbalho, S. C. M. Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos: proposta e aplicações. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica). Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos, 2006.
  • [2] Barbalho, S. C. M.; Rozenfeld, H. Modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos mecatrônicos (MRM): validação e resultados de uso. Gestão & Produção, v. 20, p. 162-179, 2013.
  • [3] Miguel, P. A. C. Estudo de caso na engenharia de produção: estraturação e recomendações para sua condução. Produção, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 216-229, jan/abr 2007.
  • [4] Rozenfeld, H. et al. Gestão de desenvolvimento de Produtos: Uma referência para a melhoria do processo. 1. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [5] Turrioni, J. B.; C. H. P. Mello. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção: Estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, 2012.
  • [6] Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookmann, 2010.
Como citar:

Hayata, Amaranta; Barbalho, Sanderson; Rosa, Roberto Canedo; , ; "SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO DE UM CARRO ELÉTRICO PARA COLETA SELETIVA COM BASE EM MODELOS DE REFERÊNCIA PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS", p. 850-866 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-62

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações