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Sistemas imersivos para ensino de moda

Immersive systems for fashion teaching

Santiago, Élida Belquice de Araújo ; Santos, Márcio Carneiro dos ; Souza, Rafael Ricarte de ; Silva, André Alvares Fernandes da ;

Artigo:

Um aprendizado eficiente e bem-sucedido deve ser estruturado e subsidiado por práticas que proporcionem aos alunos avaliar resultados e testar experimentos e que os levem a desenvolver as técnicas necessárias à formação profissional, colocando-os em contato direto com tecnologias presentes nessa atividade. Nesse sentido, há a necessidade da contínua adequação do ensino para o desenvolvimento dessas atividades. Esta pesquisa visa apresentar aspectos sob a perspectiva de melhoramentos dos processos de ensino de modelagem, baseados no uso de sistemas imersivos, que servirão de base para a elaboração de objetos de aprendizagem para cursos de design de moda e vestuário. Propõe-se a construção de uma metodologia de aplicação, a partir das necessidades detectadas no ensino das disciplinas desses cursos e uso das tecnologias que as aproximem com o que está sendo implantado nas indústrias têxtil e de confecção. A metodologia é definida como de abordagem qualitativa com objetivo exploratório, fundamentada em pesquisa de campo e bibliográfica. Espera-se, assim, contribuir com o ensino no âmbito dos cursos, envolvendo alunos e propiciando impacto social, ligados a problemáticas reais e não apenas de cunho teórico. Para o objeto de aprendizagem em questão, aplicou-se a tecnologia de realidade virtual e aumentada, a fim de contribuir ainda com os estudos que apontam o desenvolvimento e aplicações destas tecnologias. Dessa forma, descrevemos o processo de desenvolvimento e a importância da ferramenta, apresentando os softwares e etapas realizadas, levando em consideração, inclusive, a possibilidade de realização de uma forma bem acessível às pessoas que tenham interesse em utilizar esses meios, mesmo sem tantos domínios dos processos. A aplicação na disciplina de modelagem plana propôs material explicativo por meio de folder, que quando utilizado com o celular e um aplicativo acessível apresenta aos alunos vídeos explicativos e objetos em realidade aumentada relacionados ao conteúdo.

Artigo:

An efficient and successful learning must be structured and subsidized by practices that provide students to evaluate results and test experiments, and that lead them to develop the techniques necessary for professional training, putting them in direct contact with technologies present in this activity. In this sense, there is a need for the continued adequacy of teaching for the development of these activities. This research aims to present aspects that, from the perspective of improvements in teaching modeling processes, based on the use of immersive systems, which will serve as a basis for the elaboration of learning objects for fashion and clothing design courses. It is proposed to build an application methodology, based on the needs detected in the teaching of course subjects, and to use technologies that approximate what is being implemented in the textile and clothing industries. The methodology is defined as a qualitative approach with an exploratory objective, based on field and bibliographic research. Thus, it is expected to contribute to teaching within the courses, involving students and thus presenting a social impact, linked to real issues and not just theoretical. For the learning object in question, augmented and virtual reality technology was applied. In order to further contribute to the studies that point to the development and applications of these technologies. Thus, we describe the development process and the importance of the tool, presenting the software and steps performed, including taking into account the possibility of making it very accessible to people who have an interest in using these means, without so many domains of the processes. The application within the discipline of flat modeling, proposed an explanatory material through a folder, in which the material when used with the cell phone and an accessible application presents students with explanatory videos and objects in augmented reality related to the content.

Palavras-chave: Sistemas imersivos; Objetos de aprendizagem; Modelagem plana do vestuário; Realidade virtual e aumentada,

Palavras-chave: Immersive systems; Learning objects; Flat modeling of clothing; Virtual and augmented reality,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-45

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Como citar:

Santiago, Élida Belquice de Araújo ; Santos, Márcio Carneiro dos ; Souza, Rafael Ricarte de ; Silva, André Alvares Fernandes da ; "Sistemas imersivos para ensino de moda", p. 380-390 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-45

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