Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada

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Sistemas complexos e redes semânticas: conceitos correlacionados à orientação CTS em pesquisas sobre o Ensino de Ciência no Brasil

Sistemas complexos e redes semânticas: conceitos correlacionados à orientação CTS em pesquisas sobre o Ensino de Ciência no Brasil

Nascimento, J. O. do; Brito, L. P.; Moret, M. A.;

Artigo completo:

Os sistemas complexos podem ser estudados por meio de um formalismo matemático de sistemas dinâmicos, com equações diferenciais ou com equações por meio de diferenças. Também podem ser investigados por meio de mapas logísticos, autômatos celulares e a Teoria e Ciência de Redes, dentre outras possibilidades. Este artigo tem por objetivo construir e analisar redes semânticas complexas baseadas em palavras-chave para investigar em que medida à orientação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se apresenta como alicerce temático e a correlação dela com as demais pesquisas científicas na área de Ensino de Ciências. Utilizamos em caráter inicial de pesquisa, os artigos aceitos, apresentado e publicados nos anais no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), edição 2017. Ao fim, apresentamos os resultados dos índices estatísticos pertencentes às redes complexas e a importância da orientação CTS à pesquisa em Ensino de Ciências, conforme o ENPEC de 2017.

Artigo completo:

Complex systems can be studied through a mathematical formalism of dynamic systems, with differential equations or with equations through differences. They can also be investigated using logistic maps, cellular automata and Network Theory and Science, among other possibilities. This article aims to build and analyze complex semantic networks based on keywords to investigate the extent to which the Science, Technology and Society (CTS) orientation presents itself as the thematic foundation and its correlation with other scientific research in the field of Sciences. We initially used the articles accepted, presented and published in the annals at the National Research Meeting in Science Education (ENPEC), 2017 edition. At the end, we present the results of the statistical indexes belonging to complex networks and the importance of guidance CTS to research in Science Education, according to ENPEC 2017.

Palavras-chave: Sistemas Complexos, Redes semânticas, Modelagem Computacional, CTS, Ensino de Ciências.,

Palavras-chave: Complex Systems, Semantic Networks, Computational Modeling, CTS, Science Teaching.,

DOI: 10.5151/xiecfa-Nascimento2

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Como citar:

Nascimento, J. O. do; Brito, L. P.; Moret, M. A.; "Sistemas complexos e redes semânticas: conceitos correlacionados à orientação CTS em pesquisas sobre o Ensino de Ciência no Brasil", p. 112-117 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xiecfa-Nascimento2

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