Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SISTEMA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA AO CLIENTE DO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

TECHNICAL GUIDANCE SYSTEM TO THE BUILDING MATERIAL RETAIL CUSTOMER

Santos, Paulo Henrique Aveniente ; Santos, Eduardo Toledo ;

Artigo Completo:

A Cadeia da Construção Civil vem sofrendo com a escassez de mão-de-obra direta e indireta qualificada, como consequência do baixo investimento direcionado a capacitação nos últimos anos. Os reflexos deste cenário, especificamente no setor de varejo de materiais de construção, vão desde vendas incorretas, incompletas, excesso ou desperdícios de materiais em obras. Diante deste fato, este trabalho foca-se em propor um Sistema de Orientação Técnica (SOT) ao cliente do varejo de material de construção que visa auxiliar os públicos relacionados em lojas acima de 300 m2. Com isto, visa mostrar a importância da informação na disseminação do conhecimento para o público relacionado, que em sua grande maioria não tem o conhecimento em soluções técnicas atuais para auxiliar suas necessidades. Em virtude desta falta de preparo, justifica-se a criação de um SOT ao cliente do varejo de material de construção. Este será baseado na criação de uma plataforma que auxiliará este público em relação as suas dúvidas para uma correta especificação. Como estudo de caso, adotou-se o tema “impermeabilização”, utilizando-se um sistema de diagnóstico. Desta forma, espera-se que haja uma consequente melhoria na qualidade das vendas e um aumento no tíquete-médio das lojas.

Artigo Completo:

The Construction supply-chain has been suffering with shortages of laborers as a consequence of low investments targeted at capacity-building in recent years. The reflections of this scenario, specifically in the retail industry of construction materials, are incorrect, incomplete sales, surplus or waste of materials in sites. Given this fact, this work focuses on proposing a system of technical guidance (STG) to the retail customer of construction materials that aims to assist stakeholders in related shops above 300 m2. With this, aims to show the importance of information on the dissemination of knowledge to customers, which mostly do not have the knowledge in current technical solutions for their needs. This lack of preparation justifies the creation of a STG for the retail customer of construction materials. This will be based on the creation of a platform that will help this audience towards a correct material specification. As a case study, the theme "waterproofing" as chosen, using an automatic diagnostic system. In this way, it is expected that there is a consequent improvement in the quality of sales and at the same time an increase in the average sale in construction retail shops.

Palavras-chave: Construção Civil. Capacitação Profissional. Competências. Sistemas de Orientação. Comunicação no Ponto de Venda., Construction. Professional Development. Skills. Guidance Systems. Communication at Point of Sale.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-tic2015-043

Referências bibliográficas
  • [1] ANAMACO. Andlt;http://novo.anamaco.com.brAndgt;. Acesso em: 15 mar. 2014.
  • [2] ABRAMAT. Andlt;www.abramat.org.brAndgt;. Acesso em: 15 mar. 2014.
  • [3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
  • [4] ______. NBR 9575: Impermeabilização - Seleção e projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.
  • [5] CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações.
  • [6] 6ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • [7] CUNHA, A. G.; NEUMANN, W. Manual de impermeabilização e isolamento térmico: como projetar e executar. Rio de Janeiro: Barbieri, 1979. 227p.
  • [8] EISEBHARDT, K. M.; GRAEBNER, M., Theory building from cases: opportunities and challenges, Academy of Management Journal, v. 50, n. 1, p. 25-32, 2007. Disponível em: Andlt;http://tuta.aalto.fi/fi/opinnot/jatko_opinnot/jatko-opintokurssit/eisenhardtgraebner2007.pdfAndgt;. Acesso em: 19 mar. 2014.
  • [9] KOWATSCH, T.; MAASS, W. In-store consumer behavior: How mobile recommendation agents influence usage intentions, products purchases, and store preferences, Computers in Human Behavior, v.26, n.4, p.697-704, 2010. Disponível em: Andlt;http://www.academia.edu/1914598/ Digital_contents_management_for_improving_consumers_experienceAndgt;. Acesso em 29/03/2014.
  • [10] MIT MIT App Inventor2. Disponível em: http://appinventor.mit.edu/explore/ai2/tutorials.html. Acesso em: 14 dez. 2014.
  • [11] MORAES, C. R. K. Impermeabilização em lajes de cobertura: levantamento dos principais fatores envolvidos na ocorrência de problemas na cidade de Porto Alegre. Porto Alegre, 2002, 91p. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil. Programa de Pós-Graduação. PPGEC, 2002.
  • [12] MUTTI, C. N. Treinamento de mão-de-obra na construção civil: um estudo de caso. 1995. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1995.
  • [13] OYEGOKE, A. The constructive research approach in project management research. International Journal of Managing Projects in Business, v.4. n.4, p. 573-595, 2011.
  • [14] PONTUAL, M. Evolução do treinamento empresarial. In: BOOG, G.G. Manual de treinamento e desenvolvimento ABTD. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1980.
  • [15] REVISTA INFRA. Leroy Merlin investirá R$ 2 bilhões até 2019. [Internet]. Disponível em: Andlt;http://www.talen.com.br/portal/Textos/?Acontece/15033/Leroy-Merlin-investir%E1-R$-2-bilh%F5es-at%E9-20193925584-Andgt;. Acesso em 09 dez. 2014
  • [16] SIKA. Andlt;www.sika.com.brAndgt;. Acesso em: 06 nov. 2014.
  • [17] TRAUZZOLA, Neuza Maria. A patologia nas edificações ocasionadas por infiltrações - estudo de caso. São Paulo, 1998, 81p. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Materiais. Programa de Pós-Graduação, Instituto Mackenzie, 1998.
  • [18] ULSAMER, F.. Las Humedades en la Construcción. Barcelona:Ediciones CEAC, 1989, 223p.
  • [19] VERÇOZA, E. J. Impermeabilização na construção. Porto Alegre:Sagra, 1987, 151p.
  • [20] YU, Y.; CAI, S. A new approach to customer targeting under conditions of information shortage. Marketing Intelligence Andamp; Planning, v.25, n.4, p.343-359, 2007.
Como citar:

Santos, Paulo Henrique Aveniente; Santos, Eduardo Toledo; "SISTEMA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA AO CLIENTE DO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO", p. 476-488 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-043

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações