Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SISTEMA DE CALIBRAÇÃO DE EMISSÕES EM TEMPO REAL

Gouvêa, André ; Depieri, Marcello ; Urcino, Fernando ; Rocha, Gledson ; Maria, Alexandre ; Silva, Alexsandro da ; Bucci, Alberto ;

Artigo Completo:

O presente trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora para o trabalho de calibração veicular de emissões, que utilizando as informações provenientes do veículo associadas aos valores das concentrações dos gases de escapamento pré e pós catalisador, lidos em tempo real, reduzem significativamente o tempo de calibração, garantindo maior agilidade e qualidade nos resultados obtidos. Em um Laboratório de emissões veiculares contendo bancadas Bag e Modal, com dinamômetro de chassis, foram implementadas saídas analógicas nos sistemas de análises pré e pós catalisador para fornecer em tempo real as concentrações dos gases medidos nas bancadas de análise modal. Estes canais fornecem as concentrações medidas de cada gás em valores de tensão (0-10V), que são tratadas e novamente convertidas em concentração através de cálculos matemáticos disponíveis nos laptops dos engenheiros calibradores, aproveitando de todos os recursos de sensibilidade e precisão (dual range) disponíveis nas bancadas dos analisadores. Com estes dados, torna-se possível gerar calibrações de emissões com alta precisão, grande qualidade e rapidez, uma vez que as respostas dos gases de escapamento podem ser associadas aos parâmetros disponíveis da central eletrônica do motor, possibilitando ao engenheiro condições de calibração otimizada de dirigibilidade, controle de sonda, diagnose OBD2 etc.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP173

Referências bibliográficas
  • [1] MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Resolução CONAMA n°415, 2009.
  • [2] MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Resolução CONAMA Nº 299, 2001.
  • [3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 6601, Veículos rodoviários automotores leves, 2012.
Como citar:

Gouvêa, André; Depieri, Marcello; Urcino, Fernando; Rocha, Gledson; Maria, Alexandre; Silva, Alexsandro da; Bucci, Alberto; "SISTEMA DE CALIBRAÇÃO DE EMISSÕES EM TEMPO REAL", p. 392-398 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP173

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações