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SINCRONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E MODELO DE NEGÓCIO: O CASO DA IMPRESSORA 3D

Batocchio, Antonio ([email protected]); Silva, Samuel dos Santos ([email protected]); Franco, Matheus ([email protected]); Minatogawa, Vinicius ([email protected]); Rampasso, Izabela Simon ([email protected]); Gusmão, Danilo ([email protected])

Batocchio, Antonio ; Silva, Samuel dos Santos ; Franco, Matheus ; Minatogawa, Vinicius ; Rampasso, Izabela Simon ; Gusmão, Danilo ;

Artigo Completo:

O desenvolvimento de produtos, por vezes, é cercado de incertezas. Especialmente por seu sucesso estar atrelado não apenas a desafios técnicos, porém, também mercadológicos. Com a evolução da ciência de desenvolvimento de produtos e da competitividade empresarial, hodiernamente enxerga-se o mercado além das fronteiras da parte final de uma cadeia de suprimentos, não apenas como simples receptor de resultados. Isto é, o desenvolvimento de produtos passa pelo entendimento e compreensão das necessidades dos consumidores. Em investigação bibliográfica é possível verificar vasto arcabouço literário referente ao desenvolvimento de produtos, bem como de sua relação intrínseca com o mercado. Todavia, não é notória a presença de estudos que demonstram como ocorre a gestão do conhecimento, no intercâmbio de informações entre a criação do novo produto e o aprendizado sobre as necessidades do mercado. Desta forma, o presente trabalho procurou realizar simultaneamente o desenvolvimento de uma impressora 3D como produto, alinhado com informações do mercado e amparado por modelos de gestão do conhecimento. Como resultado observou-se informações mercadológicas influenciando nas decisões relacionadas ao desenvolvimento da impressora, e desafios técnicos alterando o desenvolvimento do modelo de negócio do produto, num contexto de gestão do conhecimento.

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Palavras-chave: Desenvolvimento de Produtos, Desenvolvimento de Clientes, Gestão do Conhecimento,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-100

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Como citar:

Batocchio, Antonio; Silva, Samuel dos Santos; Franco, Matheus; Minatogawa, Vinicius; Rampasso, Izabela Simon; Gusmão, Danilo; "SINCRONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E MODELO DE NEGÓCIO: O CASO DA IMPRESSORA 3D", p. 953-964 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-100

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