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SIMULAÇÃO HIL (HARDWARE IN THE LOOP) DE UM MOTOR COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL

MAGGIO, André Vinicius Oliveira; LAGANÁ, Armando Antônio M.; JUSTO FILHO, Joao Francisco;

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Nos últimos anos, a demanda por motores mais eficientes que trabalhem com mais de um tipo de combustível (Flex) tem crescido no mercado. Um dos fatores que influenciam diretamente a eficiência é a sua taxa de compressão, embora os veículos atuais ainda são equipados com motores com taxa fixa. Recentemente, foi anunciado o primeiro veículo equipado com taxa de compressão variável (VCR), tecnologia que tem sua importância aumentada significativamente para motores do tipo Flex. Visando o desenvolvimento de estratégias de para controle da taxa de compressão e, considerando a dificuldade envolvida na construção ou a obtenção de um motor equipado com essa tecnologia, uma possível solução é a elaboração de uma simulação por Hardware-in-the-loop (HIL) implementando um motor com taxa de compressão variável virtual a partir dos dados coletados em ensaios num motor convencional de taxa fixa, porém, adaptado com cabeçotes e pistões diferentes dos originais, a fim de coletar dados para uma taxa diferente do original, permitindo entender a dinâmica do motor em função da variação da taxa de compressão.

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Palavras-chave: Simulação HIL,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-41

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Como citar:

MAGGIO, André Vinicius Oliveira; LAGANÁ, Armando Antônio M.; JUSTO FILHO, Joao Francisco; "SIMULAÇÃO HIL (HARDWARE IN THE LOOP) DE UM MOTOR COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL", p. 551-559 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-41

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