Artigo - Open Access.

Idioma principal

SIMULAÇÃO DO PROCESSO FERMENTATIVO DA CERVEJA

SIMULATION OF THE BEERS FERMENTATION PROCESS

SOUZA, LUANA HORSTH DE ; THEODORO, JANAINA MARTINS ; NASCIMENTO, LORENA PITTA ; MENDES, MARISA FERNANDES ; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA ;

Artigo:

A fabricação de cerveja é baseada em três etapas: etapa de produção do mosto, etapa fermentativa e etapa de acabamento, sendo a fermentação a etapa mais importante. A simulação de processos vem sendo influenciada pela busca de melhores rendimentos e a capacidade de prever o comportamento do processo através de parâmetros, o qual torna a análise mais rápida, eficaz e diminui o risco de perda de material. O objetivo do presente trabalho foi tornar a avaliação do processo fermentativo de cerveja mais precisa através da simulação de processos com o uso do simulador Superpro Designer. A simulação apresentou os principais resultados na produção do mosto: na mosturação, foi obtido um rendimento de 91% na conversão de amido em glicose; na fervura, foi retirado 10% de água, cerca de 3% de alfa ácidos foi extraído e foi atingido um rendimento de aproximadamente 88% de mosto cervejeiro. Para a simulação da fermentação, utilizou-se o equipamento Fermentor. Os resultados representados pela etapa de fermentação foram: para uma alimentação de 0,5 kg de levedura, a produção de álcool e dióxido de carbono foi em torno de 40% e 38%, respectivamente; a conversão total de glicose obtida foi de aproximadamente 90%; o rendimento total de cerveja ao final da simulação foi de aproximadamente 83%. Os resultados da simulação, quando comparados com dados da literatura, se mostraram satisfatórios evidenciando um bom rendimento na conversão da glicose e produção da cerveja.

Artigo:

Palavras-chave: MOSTO; PROCESSO; SUPERPRO,

Palavras-chave: WORT; PROCESS; SUPERPRO,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO30

Referências bibliográficas
Como citar:

SOUZA, LUANA HORSTH DE; THEODORO, JANAINA MARTINS; NASCIMENTO, LORENA PITTA; MENDES, MARISA FERNANDES; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA; "SIMULAÇÃO DO PROCESSO FERMENTATIVO DA CERVEJA", p. 2618-2624 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações