Artigo - Open Access.

Idioma principal

SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA UTILIZANDO O SIMULADOR DE PROCESSO PROSIMPLUS

SIMULATION OF THE ETA WATER TREATMENT PROCESS USING THE PROCESS SIMULATOR PROSIMPLUS

BENJAMIM, THAINARA MARTINS ; FRAGUAS NETO, MIGUEL RASCADO ; MARRA, ELISA BARBOSA ; RIBEIRO, REJANE DOS SANTOS GARCIA ; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA ;

Artigo:

A responsabilidade pelos serviços de tratamento de água recai sobre os governos municipais e cada vez mais requer o envolvimento de setores acadêmicos, organizações e poder público, em pesquisa e formação de profissionais técnicos, como forma de incrementar projetos e melhoria das estações já existentes. Por isso, é oportuno o desenvolvimento de ferramentas de apoio, incluindo o aprendizado em simulação de processos. Objetivou-se com este trabalho apresentar um modelo de simulação de um sistema de tratamento de água na disciplina de modelagem e simulação do curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras/RJ. O presente trabalho simulou um processo de tratamento de água utilizando o software ProSimPlus, empregando operações unitárias que permitem avaliar as condições operacionais reais de uma estação compacta. Para a elaboração do fluxograma do processo da ETA no simulador utilizaram-se as informações cedidas por uma estação do município de Barra do Piraí-RJ, que atende aproximadamente 16.320 habitantes. Destaca-se que os softwares simuladores facilitam a modelagem de sistemas complexos. A avaliação dos resultados levou à conclusão de que a aplicação do software foi satisfatória, indicando ser promissora para novos experimentos, fazendo, por exemplo, simulações com diversos floculantes.

Artigo:

Palavras-chave: SIMULAÇÃO, TRATAMENTO DE ÁGUA, PROCESSO,

Palavras-chave: SIMULATION, WATER TREATMENT, PROCESS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT125

Referências bibliográficas
Como citar:

BENJAMIM, THAINARA MARTINS; FRAGUAS NETO, MIGUEL RASCADO; MARRA, ELISA BARBOSA; RIBEIRO, REJANE DOS SANTOS GARCIA; PEREIRA, CRISTIANE DE SOUZA SIQUEIRA; "SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA UTILIZANDO O SIMULADOR DE PROCESSO PROSIMPLUS", p. 168-174 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT125

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações