Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DAS FIBRAS GERADAS NA PRODUÇÃO DE PAPEL

ANDRADE, S. S. ; THEODORO, J. M. ; LIMA, B. M. B. ; FREITAS, M. G. ; MENDES, M. F. ; PEREIRA, C. S. S. ;

Pôster:

O descarte de fibras, ou materiais contendo fibras, caracteriza o desperdício deuma matéria-prima de valor econômico. Como consequência do desperdício, aumentam-se oscustos do processo, já que além da perda de fibras, ocorre um aumento de resíduo final(lodo) a manusear, transportar e dispor apropriadamente. Portanto, o sistema de águas deuma máquina de papel deve ser projetado de forma a reutilizar e reaproveitar as fibrasresiduais. Objetivou-se com este trabalho a simulação computacional de um processo dedecantação a fim de recuperar água e fibra para reuso no processo. A minimização da águausada e os resíduos gerados podem contribuir para o sistema de gestão conhecido como“ciclo fechado” ou desperdício zero. A simulação do processo foi realizada em modobatelada, assumindo um decantador para separação das fases, desenvolvida no simulador deprocessos SuperPro Designer v9.0. As variáveis de processo analisadas foram vazão dealimentação, composição da carga e temperatura. Considerou-se uma vazão de alimentaçãode 35 kg/h contendo 30% de fibra e 70% de água. O tempo de detenção no decantador foi de900 segundos. Os resultados foram satisfatórios visto que a eficiência obtida na simulação foide 98%, alcançando a expectativa de reaproveitamento uma vez que é esperada umaeficiência de 80% para este tipo de equipamento.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0477

Referências bibliográficas
  • [1] CABRAL, Bruna Mulinari. Tratamento de água branca de indústria de papel por microfiltração e ultrafiltração. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais. Área de concentração em Manejo Sustentável de Recursos Florestais. Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2016. DOLNY, LIDIO MIGUEL. Redução do efluente de água branca em uma máquina de papel. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Industrial). Universidade Federal do Paraná. Curitiba - PR. p.139, 201 SCHENINI, Pedro Carlos et al. Avaliação dos padrões de competitividade à luz do desenvolvimento sustentável:: o caso da Indústria Trombini Papel e Embalagens S/A em Santa Catarina-Brasil. 1999. FONSECA, JAVM DA et al. Tratamento de efluentes líquidos de indústria de papel e celulose. FÓRUM DE ESTUDOS CONTÁBEIS, v. 3, 2003. MIELI, J. C. A. Sistema de avaliação ambiental na indústria de celulose e papel. 2007. Disponível em ftp://ftp.bbt.ufv.br/teses/ciencia%20florestal/ 2007/204946f.pdf.. Acesso em: 01 jun 2018.
Como citar:

ANDRADE, S. S. ; THEODORO, J. M. ; LIMA, B. M. B.; FREITAS, M. G. ; MENDES, M. F. ; PEREIRA, C. S. S.; "SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DAS FIBRAS GERADAS NA PRODUÇÃO DE PAPEL", p. 1807-1810 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0477

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações