Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE DESASFALTAÇÃO A PROPANO SUPERCRÍTICO

GHIZZI, A. M. ; GOMES, H. A. R. ; BRITO, A. B. N. ;

Artigo:

Fluidos supercríticos são obtidos quando a temperatura e pressão a que são submetidos ultrapassam um ponto crítico. A partir daí, a substância chega a um nível de homogeneidade intermediário entre o gás e o líquido que concentra as melhores peculiaridades de cada fase. Matérias primas baratas e abundantes processadas de forma quimicamente sustentável geram produtos de alto valor agregado e qualidade intrínseca singular. Isso faz com que sejam incorporados a processos inovadores em substituição à tecnologia convencional. Perspectivas futuras positivas em relação à acessibilidade dos fluidos supercríticos vêm adquirindo cada vez mais força no cenário nacional e abrem espaço para a democratização da alta tecnologia. Nesse sentido, esse trabalho propõe uma revisão bibliográfica de algumas propriedades desses fluidos e um estudo de caso com a simulação do processo de desasfaltação a propano, utilizando o software Aspen Plus® V7.3, a fim de analisar a eficiência do processo frente aos processos convencionais.

Artigo:

Palavras-chave: eficiência, temperatura e pressão, aplicações.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-04-ms-090

Referências bibliográficas
  • [1] BARNABÉ, E. C. Extração de pilocarpina e epiisopiloturina de jaborandi utilizando processos envolvendo solventes supercríticos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Química, Universidade de Campinas, Campinas, 2008.
  • [2] BUENO, C. Z.; MORAES, A. M.; SOUSA, H.C.; BRAGA, M. E. M. “Efeitos do processamento com CO2 supercrítico em membranas porosas de quitosanaalginato”. In: Congresso Latino Americano De Órgãos Artificiais E Biomateriais, 2012, Natal.
  • [3] CARRILHO, E.; TAVARES, M. C. H.; LANÇAS, F. M. “Fluidos supercríticos em química analítica. I. Cromatografia com fluido supercrítico: conceitos termodinâmicos”. Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 4, jul/ago 2001.
  • [4] KOPCAK, U. Extração de Cafeína das Sementes da Planta de Guaraná (Paullinia cupana) com Dióxido de Carbono Supercrítico e co-solventes. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Química, Universidade de Campinas, Campinas, 2003.
  • [5] MAZONI, J. N. O. Inativação de fungos e extração de azadiractina e óleo de sementes de nim (Azadirachta indica A. Juss) utilizando fluidos supercríticos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Química, Universidade de Campinas, Campinas, 2008.
  • [6] MELLO JUNIOR., P. A. Fronteiras da Engenharia Química I. Rio de Janeiro: Epapers,2005.
  • [7] SILVA, M. I. G. V. M. Estudo do Equilíbrio de Fases de Sistemas Relevantes para o Processo de Desalcoolização de Vinho por Extração Supercrítica. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Química, Universidade do Porto, Porto.
  • [8] WILLIAMS, J. R.; CLIFFORD, A. Supercritical Fluid Methods and Protocols. Totowa: Humana Press, 2000.
Como citar:

GHIZZI, A. M.; GOMES, H. A. R.; BRITO, A. B. N.; "SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE DESASFALTAÇÃO A PROPANO SUPERCRÍTICO", p. 502-505 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-04-ms-090

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações