Artigo - Open Access.

Idioma principal

SIMULAÇÃO DO LIMIAR DE PERCOLAÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO EM MATRIZ POLIMÉRICA: AVALIAÇÃO TRIDIMENSIONAL DA TORTUOSIDADE DAS NANOCARGAS.

THE PERCOLATION THRESHOLD SIMULATION OF CARBON NANOTUBES IN POLYMERIC MATRIX: THREE - DIMENSIONAL ASSESSMENT OF NANOFILLERS TORTUOSITY.

PEREIRA, JÉSSICA SILVA ; COELHO, PAULO HENRIQUE DA SILVA LEITE ; VEIRA, RODRIGO PEREIRA ; SOUZA, NOHAN ERNESTO COSTA LIMA DE ; ARMELLINI, VICTOR ANTONIO DE DEUS ; , ;

Artigo:

Nanocompósitos poliméricos condutores constituídos por nanotubos de carbono apresentam um alto potencial para aplicações. Porém, o alto custo destas cargas influencia na melhor investigação das condições de processo e no estudo da percolação elétrica. Nesta vertente, a modelagem e simulação deste limiar têm um papel importante no desenvolvimento deste campo de estudo e impulsionou a idealização deste trabalho, onde foi realizado um estudo da percolação elétrica de nanocompósitos constituído por nanotubos dispersos em matriz polimérica, simulada através de um programa elaborado pelo método de Monte Carlo e apoiado ao modelo do volume excluído, com objetivo de analisar a tortuosidade geométrica das partículas condutoras em sistemas matriciais bidimensionais e tridimensionais. Após as simulações, notou-se uma diminuição no limiar de percolação com o aumento da razão de aspecto e conforme a partícula se tornava mais tortuosa. Os resultados obtidos para o sistema tridimensional confirmaram sua melhor adequação experimental quanto aos sistemas bidimensionais.

Artigo:

Palavras-chave: NANOCOMPÓSITOS, TORTUOSIDADE, PERCOLAÇÃO ELÉTRICA,

Palavras-chave: NANOCOMPOSITES, TORTUOSITY, PERCOLATION THRESHOLD,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP6

Referências bibliográficas
Como citar:

PEREIRA, JÉSSICA SILVA; COELHO, PAULO HENRIQUE DA SILVA LEITE; VEIRA, RODRIGO PEREIRA; SOUZA, NOHAN ERNESTO COSTA LIMA DE; ARMELLINI, VICTOR ANTONIO DE DEUS; , ; "SIMULAÇÃO DO LIMIAR DE PERCOLAÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO EM MATRIZ POLIMÉRICA: AVALIAÇÃO TRIDIMENSIONAL DA TORTUOSIDADE DAS NANOCARGAS.", p. 3199-3205 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP6

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações