Artigo - Open Access.

Idioma principal

SIMULAçãO DO COMPORTAMENTO FLUIDODINâMICO DE UM LEITO DE JORRO: COMPARAçãO ENTRE MéTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS (DEM) E MODELO DE DOIS FLUIDOS (TFM)

SIMULATION OF FLUID DYNAMICS SPOUTED BED: COMPARATION BETWEEN DISCRETE ELEMENT METHOD (DEM) AND TWO FLUID MODEL (TFM)

BORGES, LAIRA PINTO ; BÉTTEGA, RODRIGO ; , ;

Artigo:

Leitos de jorro são equipamentos que favorecem os fenômenos de transferência de calor e massa uma vez que, as partículas são movimentadas de forma cíclica em seu interior. O conhecimento da fluidodinâmica do equipamento é importante na compreensão desses fenômenos de transferência, além de auxiliar nos projetos de construção e aplicações do mesmo. A aplicação da fluidodinâmica computacional (CFD) no estudo de leitos de jorro tem se intensificado com os avanços tecnológicos de software e hardware. Existem basicamente duas abordagens para modelagem do escoamento gás-sólido no equipamento: abordagem Euleriana-Euleriana, que utiliza o modelo CFD-TFM; e a abordagem Euleriana-Lagrangeana, que utiliza o acoplamento CFD-DEM. A velocidade de mínimo jorro é um parâmetro importante do equipamento que pode ser facilmente obtido experimentalmente e possibilita a avaliação dos resultados simulados numericamente, indicando a qualidade da modelagem e do procedimento numérico adotado no simulador. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi a simulação numérica da fluidodinâmica de um leito de jorro encontrado na literatura utilizando as técnicas de CFD-DEM e CFD-TFM e comparação dos resultados obtidos por ambas as técnicas.

Artigo:

Palavras-chave: LEITO DE JORRO; CFD-DEM; TFM,

Palavras-chave: SPOUTED BED; CFD-DEM; TFM,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP3

Referências bibliográficas
Como citar:

BORGES, LAIRA PINTO; BÉTTEGA, RODRIGO; , ; "SIMULAçãO DO COMPORTAMENTO FLUIDODINâMICO DE UM LEITO DE JORRO: COMPARAçãO ENTRE MéTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS (DEM) E MODELO DE DOIS FLUIDOS (TFM)", p. 2282-2288 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações