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SIMULAÇÃO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO FLEX

Maggio, André Vinicius O. ; Naufal, Marco Isola ; Silva, Marcos Henrique C. ; Laganá, Armando Antônio M. ; Filho, João Francisco J. ; Maggio Neto, Angelo ;

Artigo:

Nos últimos anos, a demanda por motores mais eficientes e com menores emissões vem crescido a níveis mundiais. O uso de biocombustíveis é uma alternativa mais limpa com relação ao uso de combustíveis fósseis, principalmente considerando suas emissões de carbono. O Brasil já faz uso do etanol em sua frota de veículos equipados com a tecnologia flex-fuel, porém projetar e otimizar um motor flex-fuel sempre gera novos desafios. Fazer o uso de simulações computacionais permite testar, validar e otimizar os algoritmos de controle da ECU (Engine Control Unit). Neste trabalho, é feita a modelagem de um motor flex-fuel e seus subsistemas de ar, térmico, mecânico e de combustível, tendo em vista suas características particulares com relação ao motor monocombustível. Os subsistemas serão interconectados, de forma a se obter o modelo global do motor, no hardware de simulação, e, posteriormente, implementada a integração de tal modelo de simulação com a Flex ECU.

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP72

Referências bibliográficas
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Como citar:

Maggio, André Vinicius O.; Naufal, Marco Isola; Silva, Marcos Henrique C.; Laganá, Armando Antônio M.; Filho, João Francisco J.; Maggio Neto, Angelo; "SIMULAÇÃO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO FLEX", p. 523-540 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP72

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