Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Simulação CFD do escoamento em uma célula eletroquímica de teste de corrosão utilizando o software OpenFOAM

Maioli, A. G. ; Maioli, C. G. ; Martins, M. F. ;

Artigo Completo :

Com o avanço da tecnologia dos computadores e capacidade de processamento, os softwares de CFD estão ficando cada vez mais poderosos e versáteis. Os softwares mais desenvolvidos e utilizados são os comercias, como Ansys CFX e FLUENT, porém apresentam custos relativamente altos para a obtenção de licenças. O trabalho apresenta um estudo do escoamento em uma célula eletroquímica de teste de corrosão contendo um eletrodo disco rotatório, utilizando o software gratuito OpenFOAM, para servir de alternativa aos softwares comerciais. O principal problema encontrado foi a difícil convergência da solução ao se refinar a malha em torno do rotor. Isso foi contornado simulando primeiro para uma malha mais grossa, depois em uma um pouco mais refinada com esquema de discretização de primeira ordem, e, por fim, alterando para um esquema de segunda ordem para melhorar a precisão, obtendo bons resultados condizentes com a teoria.

Artigo Completo :

Palavras-chave: Eletrodo disco rotatório, CFD, OpenFOAM,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-030

Referências bibliográficas
  • [1] OPEKAR, F.; BERAN, P. “Rotating Disk Electrodes”. Netherlands: Journal of Electroanalytical Chemistry, 1975.
  • [2] MAIOLI, A. G.; MAIOLI, C. G. “Estudo inicial do software de simulação gratuito OpenFOAM”. Projeto de Graduação (Engenharia Mecânica), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
Como citar:

Maioli, A. G.; Maioli, C. G.; Martins, M. F.; "Simulação CFD do escoamento em uma célula eletroquímica de teste de corrosão utilizando o software OpenFOAM", p. 65-66 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-030

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações