Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Simulador de Vistas Ortográficas para apoio pedagógico

Proposal of Orthographic Views Simulator for pedagogical support

Pires, Júlio C. P.; Silva, Luana M. da;

Artigo completo:

O ensino de Desenho Técnico, como suporte ao desenvolvimento de projetos, pode incluir novas ferramentas para melhorar o desempenho no processo de ensino/aprendizagem. Tornar tal conteúdo mais significativo é um dos desafio que professores encontram nessa área, pois a necessidade de entender como objetos tridimensionais se apresentam no espaço, bem como sua representação pictórica técnica, incluem processos de abstração que nem sempre ficam claros para os alunos. A partir dessa premissa, o presente artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxiliar no ensino das Projeções Ortográficas em cursos de graduação. Foi implementado um aplicativo web-based composto de três versões: modelo simples para manipulação geométrica, modelo para interação em sala de aula e modelo para interação direto na interface, tipo game. O Aplicativo foi escrito em JavaScript, CSS e HTML, o que facilita sua utilização direto em navegadores de internet. Testes de funcionamento e de aplicabilidade foram conduzidos. Os resultados mostraram que em relação aos testes de funcionamento, o aplicativo apresentava inicialmente algumas falhas que foram sendo corrigidas até a versão atual. Em relação à utilização prática, o aplicativo foi usado em uma aula de projeções ortográficas na UFSM-CS. Os alunos interagiram com a versão de trabalho em sala de aula, projetando as vistas na lousa e construindo desenhos por cima da projeção. Apesar de ainda não se dispor de avaliações de uso do aplicativo com métricas qualitativas, considera-se que o primeiro objetivo foi alcançado.

Artigo completo:

The teaching of Technical Drawing, as support for the development of design, may include new tools to improve performance in the teaching / learning process. The teachers faces to make such content more meaningful as a challenge in that area, since the need to understand how three-dimensional objects appear in space, as well as their pictorial technical representation, include processes of abstraction that are not always clear to students. From this, the article presents the development of a computational tool to aid in the orthographic projections learning process in undergraduate courses. A web-based application composed of three versions was implemented as follows: simple model for geometric manipulation, model for classroom interaction and model for direct interface interaction (game type). The application was programed in JavaScript, CSS and HTML, which facilitates its direct use in Internet browsers. Functional and applicability tests were conducted. The results showed that in relation to the functional tests, the application initially presented some failures that were being fixed until the current version. Regarding the practical use, the application was used in an orthographic projection class at UFSM-CS. The students interacted with the working version in the classroom, projecting the views on the blackboard and building drawings over the projection. Although it do not yet have use assessments of the application with qualitative metrics, it is considered that the first objective was reached.

Palavras-chave: Vistas ortográficas, simulador paramétrico, desenho técnico,

Palavras-chave: Orthographic views, parametric simulator, technical drawing,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0199

Referências bibliográficas
  • [1] Aguilar, L. J. (2008). Fundamentos de Programação-: Algoritmos, estruturas de dados e objetos. AMGH Editora.
  • [2] Horn, R. E. (1999). Information design: Emergence of a new profession. Information design,
  • [3] NBR, A. (1994). 6492. Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro.
  • [4] NBR, A. (1995). 10067. Princípios Gerais de representação em desenho técnico. Rio de Janeiro.
  • [5] Nielsen, J., & Loranger, H. (2007). Usabilidade na web. Elsevier Brasil.
  • [6] Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2005). Design de interação. Bookma.
  • [7] Teixeira, F. G., & dos Santos, S. L. (2013). HyperCAL3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva. Design e Tecnologia, 3(06), 20-32.
Como citar:

Pires, Júlio C. P.; Silva, Luana M. da; "Simulador de Vistas Ortográficas para apoio pedagógico", p. 937-945 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0199

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações