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Signos de um percurso: uma análise semiótica de artefatos artesanais do Museu de Favela

Signs of a course: a semiotic analysis of handicraft artifacts of the Favela Museum

Coutinho, Davison; Nojima, Vera; Junior, Nilton G.; Langone, Jorge;

Artigo completo:

Este artigo apresenta uma análise semiótica de artefatos artesanais concebidos e prototipados por artesãs do Museu de Favela (MUF) em oficinas práticas e participativas em projeto de pesquisa intervenção. Trata-se de uma análise a partir de um grupo de dispositivos teóricos: as categorias fenomenológicas da Primeiridade, Secundidade e Terceiridade desenvolvidas por Peirce no estudo da semiótica (2005) e os conceitos de Forma, Significado e Função examinados por Braida e Nojima (2014). Um paralelo entre os dois referenciais gera as categorias que serão usadas na análise sistematizada dos produtos. Os dados demonstram que diferentes signos locais da favela foram representados nos artefatos com objetivo de dar visibilidade a memória e à infraestrutura desses espaços.

Artigo completo:

This article presents a semiotic analysis of artisan artifacts conceived and prototyped by Favela Museum artisans (MUF) in practical and participatory workshops in intervention research project. It is an analysis from a group of theoretical devices: the phenomenological categories of Firstness, Secondness and Thirdness developed by Peirce in the study of semiotics (2005) and the concepts of Form, Meaning and Function examined by Braida and Nojima (2014). A parallel between the two references generates the categories that will be used in the systematized analysis of the products. The data show that different local signs of the favela were represented in the artifacts in order to give visibility to the memory and the infrastructure of these spaces.

Palavras-chave: semiótica, artesanato, signos, favela,

Palavras-chave: semiotics, crafts, signs, favela,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-3.0243

Referências bibliográficas
  • [1] Braida, F. & Nojima, V L. (2014). Tríades do Design: Um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função”. Rio de Janeiro: Rio Books.
  • [2] Santaella, L. (2007). O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense.
  • [3] Peirce, C. S. (2005). Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 2. reimpr.da ed. de 2000. v. 46. São Paulo: Perspectiva.
  • [4] Langone, J. (2018). Os suvenires do percurso: a identidade singular do Circuito das Casas-tela”. (Tese de doutorado em Design). Rio de Janeiro: Departamento de Artes & Design da PUC-Rio
  • [5] Langone, J., Gamba Jr, N., & Coutinho, D. (2015). A criação de produtos locais em parceria com o Museu de Favela no Rio de Janeiro através da Metodologia de Percurso. Revista Mix Sustentável, disponível em
Como citar:

Coutinho, Davison; Nojima, Vera; Junior, Nilton G.; Langone, Jorge; "Signos de um percurso: uma análise semiótica de artefatos artesanais do Museu de Favela", p. 1375-1384 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-3.0243

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