Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SEQUÊNCIA PICTÓRICA DE PROCEDIMENTOS ANIMADA (SPPA) SOBRE USO DE MEDICAMENTOS: PROPOSTA DE GUIA DIGITAL PARA DESENVOLVEDORES

ANIMATED PROCEDURAL PICTORIAL SEQUENCE (PPS): PROPOSAL OF A DIGITAL GUIDE FOR DEVELOPERS

Spinillo, Carla Galvão; Gomes, Amanda Rutiquewiski; Asami, Larissa Yumi;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o guia interativo digital para o design de animações sobre preparação e uso de medicamentos, desenvolvido com base em princípios e diretrizes de design e usabilidade. Este foi avaliado com 20 participantes especialistas e desenvolvedores de animação. Os resultados mostraram deficiências na interface gráfica e apresentação do conteúdo.

Artigo Completo:

This article introduces the interactive digital guide to design animations about medicine preparation and use, which was developed based on principles and guidelines of design and usability. It was assessed by 20 expert participants and animation developers. The results showed deficiencies in the graphic interface and presentation of content.

Palavras-chave: Animação, Medicamentos, Tutorial,

Palavras-chave: Animation, Medicines, Tutorial,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0210

Referências bibliográficas
  • [1] AINSWORTH, S. How do animations influence learning? In D. Robson & G. Schraw (Eds) Curent perspectives on cognition, learning and instruction: Research innovations in educational technology that facilitate student learning. pp. 37- 67. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2008.
  • [2] ALVES, M.; BATAIOLLA, A.; SPINILLO C. Design de animações educacionais: levantamento de situações e motivos. Anais do 10º P&DCongresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luis (MA), 201
  • [3] AQUINO, D. S. da; Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Ciência & Saúde Coletiva, v.13, pp.733–736, 2008.
  • [4] BUBA, D. Instruções visuais animadas para a indústria automotiva: Uma abordagem analítica em design informacional. Monografia de Especialização em design informacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2008.
  • [5] LENTZ, L.; MAAT, H. P. & DOST, D. An evidence-based template proposal for patient information leaflets. Information Design Journal, vol 21. No. 3, pp. 225-243, 2014.
  • [6] MAYER, R. E. Elements of a science of elearning. Journal of Educational Computing Research, v. 29, n.3, p. 297-313, 2003
  • [7] PETTERSSON, R. It Depends: ID – Principles and Guidelines. Tullinge: Institute for Infology, 200
  • [8] POTTES, A. Animação Multimídia de Instrução (AMI) visualizada em Dispositivo de Interação Móvel (DIM): Um estudo exploratório acerca da influência da flexibilidade de interação sobre a visualização da informação e a realização da tarefa. Dissertação de Mestrado, Departamento de Design. Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2012.
  • [9] SERAF, M; WONG, C. Y. A Study of User Interface Design Principles and Requirements for Developing a Mobile Learning Prototype. Proceedings of the International Conference on Computer & Information Science (ICCIS) pp. 1014-1019, 2012.
  • [10] SILVA, T.; DAL-PIZZOL, F.; BELLO, C.M.; MENGUE, S.S.; SCHENKEL, E. P. Bulas de medicamentos e a informação adequada ao paciente. Revista de Saúde Pública, v. 34, n. 2, p. 184-189, 2000.
  • [11] SPINILLO, C. G; PEROZZA, R. An interactive guide to design animated visual instructions in Brazil. In: A. Marcus (Ed) DUXU Design, User Experience, and Usability: Users and Interactions, Part II LNCS 9187. Springer International Publishing, pp 374- 381, 2015.
  • [12] SPINILLO, C. G. Animation on How to Take Medicines: A Study of Electronic Patient Leaflets in Brazil. In: A. Marcus (Ed) DUXU Design, User Experience, and Usability: Novel User Experiences, Part II LNCS 9747. Springer International Publishing, pp 647- 654, 2016.
  • [13] SPINILLO, C. G. Using animation to help communication in e-PILS in Brazil. In: Alison Black, Paul Luna, Ole Lund, Sue Walker (Eds). Information Design: Research and Practice, p 701-714. Routledge- Taylor and Francis, 2017.
  • [14] SINITOX-Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. Dados Nacionais. Disponível em: http://sinitox.icict.fiocruz.br/dadosnacionais. Acessado em 18/03/2017. 2017
  • [15] WAARDE. K. The design of information about Ibuprofen: A minor headache? Information Design Journal. Vol. 22 n. 3 pp. 281-196, 2017
Como citar:

Spinillo, Carla Galvão; Gomes, Amanda Rutiquewiski; Asami, Larissa Yumi; "SEQUÊNCIA PICTÓRICA DE PROCEDIMENTOS ANIMADA (SPPA) SOBRE USO DE MEDICAMENTOS: PROPOSTA DE GUIA DIGITAL PARA DESENVOLVEDORES", p. 1997-2006 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0210

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações