Setembro 2017 vol. 4 num. 1 - VIII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Sequência Didática: Nas Ondas das Partículas Elementares. Uma Proposta de Ensino de Física Moderna e Contemporânea aos estudantes da Rede Pública Estadual

Silva, T. P.; Fogos, W. F.; Santos, D. A. S.;

Artigo Completo:

O trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática intitulada “Nas Ondas das Partículas Elementares” aplicada em 25 alunos do ensino médio de uma escola da Rede Pública Estadual. O objetivo da Sequência Didática foi mostrar aos alunos como a Ciência é dinâmica, como ela se desenvolve, a contribuição de diferentes cientistas para se chegar a um conceito e como a experimentação se tornam crucial e difícil de ser realizada, sendo necessário o investimento financeiro e cooperativo de diversos países e cientistas. Foram 19 encontros ao longo dos meses de Agosto a Novembro. Em cada encontro, uma atividade era realizada seguida de um debate. Inicialmente os alunos responderam a um questionário inicial para verificação das concepções prévias. Após aplicação do questionário, demos o início das atividades da Sequência Didática. Ao término da execução das atividades, nota-se uma mudança das concepções prévias dos alunos a respeito do mundo atômico e a ampliação da sua visão de mundo quando comparado os questionários inicial e final.

Artigo Completo:

The paper presents the results of a Didactic Sequence entitled "In the Waves of Elementary Particles" applied in 25 high school students of a State Public School. The purpose of the Didactic Sequence was to show students how science is dynamic, how it develops, the contribution of different scientists to arrive at a concept and how experimentation becomes crucial and difficult to be accomplished, requiring financial investment and cooperative of different countries and scientists. There were 19 meetings during the months of August to November. At each meeting, an activity was held followed by a discussion. Initially the students answered an initial questionnaire to verify the previous conceptions. After application of the questionnaire, we started the activities of the Didactic Sequence. At the end of the activities, there is a change in students' previous conceptions about the atomic world and the expansion of their world view when compared to the initial and final questionnaires.

Palavras-chave: Ensino de Física, Partículas Elementares, Sequência Didática,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-viii-efa-31

Referências bibliográficas
  • [1] Artigos
  • [2] [1] ABDALA, M. C. O discreto charme das partículas elementares. São Paulo: UNESP, 2006.
  • [3] [2] ARAÚJO, M. S.; LOZADA, C. O. Ensino de Física de PArtículas Elementares no Ensino Médio: as perspectivas dos professors em relação ao Ensino do Modelo Padrão. São Paulo: Universidade do Cruzeiro do Sul, 2006.
  • [4] [3] MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa?. Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.
  • [5] [4] SIQUEIRA, M. R. P. Do visível ao indivisivel: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.
  • [6] [5] ZANOTELLO, M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Produção de sentidos e possibilidades de medição na Física do Ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton. Revista Brasielira de Ensino de Física, v.29, n.3, p.437-446, 2007.
  • [7] Livros
  • [8] [5] BRASIL. (2002). Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília.
  • [9] [6] AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
  • [10] [7] MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao Ensino de Física. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1983.
  • [11] Página de internet
  • [12] [7] A aventura das Partículas. Disponível em . Acesso em: 10 Agosto. 2017.
Como citar:

Silva, T. P.; Fogos, W. F.; Santos, D. A. S.; "Sequência Didática: Nas Ondas das Partículas Elementares. Uma Proposta de Ensino de Física Moderna e Contemporânea aos estudantes da Rede Pública Estadual", p. 139-143 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-viii-efa-31

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações