Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COM O USO DO TERMOSCÓPIO DE GALILEU

INQUIRY TEACHING SEQUENCE USING THE GALILEO THERMOSCOPE

Dalbem, Leonardo José Piazzarolo ; Graça, Tatiana Souza ; Buffon, Luiz Otávio ; Evangelista, Robson Leone ;

Artigo:

O objetivo deste artigo é apresentar o planejamento e a execução de uma SEI (Sequência de Ensino Investigativo) realizada a partir da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física. A intervenção foi realizada em uma turma de 2° série do ensino médio do curso de Manutenção de Sistemas Metroferroviários, do Instituto Federal do Espírito Santo, abordando o conteúdo de termologia através do experimento “Termoscópio de Galileu” utilizando como metodologia o Laboratório Aberto. As aulas seguiram uma proposta investigativa sendo utilizados 8 (oito) termoscópios para que a turma fosse dividida em grupos e respondessem o questionário investigativo. Os resultados partem de uma análise qualitativa observando aspectos fundamentais do Ensino por Investigação, com isso, é possível identificar indícios de aprendizagem por parte dos alunos na atividade proposta.

Artigo:

The objective of this article is to present the planning and execution of a SEI (Investigative Teaching Sequence) carried out from the discipline of Instrumentation for Teaching Physics. The intervention was carried out in a 2nd year high school class of the Maintenance of Metro-Rail Systems course, of the Federal Institute of Espírito Santo, addressing the content of thermology through the experiment “Galileo Thermoscope” using the Open Laboratory methodology. The classes followed an investigative proposal using 8 (eight) thermoscopes so that the class could be divided into groups and answer the investigative questionnaire. The results come from a qualitative analysis observing fundamental aspects of Inquiry-Based Teaching, thus, it is possible to identify signs of learning by the students in the proposed activity.

Palavras-chave: Laboratório Aberto, termologia, Ensino por Investigação,

Palavras-chave: Open Laboratory, thermology, Research-based Teaching,

DOI: 10.5151/xvecfa-2025016

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). *Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática*. São Paulo: Thomson, 2004.
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação. *Base Nacional Comum Curricular*. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
  • [3] CARVALHO, Anna M. P. *As práticas experimentais no ensino de Física*. In: CARVALHO, Anna M. P. et al. *Ensino de Física*. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
  • [4] FERREIRA, Norberto C. Proposta de Laboratório para a Escola Brasileira – Um ensaio sobre a Instrumentação de Física. 1978. Dissertação. Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990. Disponível em: \.
  • [5] KRUIK, Stephen; RUDNICK, Jesse A. *Problem Solving: A Handbook for Elementary School Teachers*. Newton, Massachusetts, 1988.
  • [6] MARTINS, Isabel P.; COUCEIRO, Fernanda; RODRIGUES, Ana; TORRES, Ana Cristina; PEREIRA, Sara; SÁ, Patrícia; VIEIRA, Rui. *LABORATÓRIO ABERTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-INOVAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS*. Departamento de Didática e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro – Campus Universitário de Santiago, 2005.
  • [7] SASSERON, L. H. *Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular*. *Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências*, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018.
  • [8] SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, A. M. P. *ALMEJANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PROPOSIÇÃO E A PROCURA DE INDICADORES DO PROCESSO*. *Investigações em Ensino de Ciências*.
  • [9] SASSERON, Lúcia Helena. *Práticas constituintes de investigações e de alfabetizações científicas nas salas de ciências: análise de uma sequência*. *Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências* (Belo Horizonte), 2021.
Como citar:

Dalbem, Leonardo José Piazzarolo; Graça, Tatiana Souza; Buffon, Luiz Otávio; Evangelista, Robson Leone; "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COM O USO DO TERMOSCÓPIO DE GALILEU", p. 84-91 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xvecfa-2025016

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações