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Sentimentos Vividos Pelo Paciente Cirúrgico no Pré-Operatório e a Humanização da Assistência
Sentimentos Vividos Pelo Paciente Cirúrgico no Pré-Operatório e a Humanização da Assistência
Costa, Andréia Cristina Barbosa; Barbosa, Adriana Olímpio; Macedo, Felipe Flávia Ribeiro Martins; Silveira, Renata Cristina C. P.; Monteiro, Lidiane Aparecida; Santos, Patricia da Costa Silva
Resumo:
INTRODUÇÃO: a cirurgia pode causar alterações estruturais e funcionais no cliente podendo ocasionar danos emocionais e psicossociais, interferindo no estilo de vida, além de desenvolver estresse pelo medo do desconhecido o que pode resultar em um quadro de insegurança, desespero e ansiedade (PASCHOAL; GATTO, 2006; MEDINA e BACKES, 2002). À medida que o ato cirúrgico se aproxima, os níveis de ansiedade e inquietações aumentam por isso o atendimento necessita ser individualizado e humanizado (MEDINA; BACKES, 2002). Durante esse período o paciente desenvolve sentimentos tidos como negativos para a cirurgia, e é importante que ele consiga expressar esses sentimentos. ao oferecer um atendimento individualizado e humanizado, o profissional da saúde é capaz de detectar esses sentimentos e interagir com eles, estabelecendo uma relação de empatia, centrando o cuidado no cliente (BACKES et al., 2007). OBJETIVOS: Verificar a humanização da assistência prestada ao cliente no período perioperatório identificando a satisfação quanto à assistencia oferecida e os fatores geradores de sentimentos negativos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, transversal. a amostra foi constituída por cem pacientes cirúrgicos de um hospital X localizado no sul de Minas Gerais, com idade acima de 18 anos, ambos os sexos, e submetidos a um procedimento cirúrgico eletivo. a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de um questionário adaptado com questões abertas e fechadas. o trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: dos cem pacientes entrevistados, 68% apresentaram sentimentos de medo no período pré-operatório, sendo que, 47,1% apresentaram medo da anestesia, 44,1% apresentaram medo de possíveis danos causados pela cirurgia, com o mesmo percentual de 44,1% o medo da morte. Já no momento em que entraram no centro cirúrgico, 47% relataram sentir-se calmo/tranquilo, enquanto que 41% sentiram-se ansiosos. Quando questionados quanto à existência de queixas em relação ao atendimento, 83% dos entrevistados alegaram não existir nenhuma queixa, e 17% relataram queixas quanto ao atendimento durante a hospitalização. dos 17 pacientes que apresentaram queixa referente ao atendimento, 41,1% queixaram-se do tratamento da equipe médica, 35,3% queixaram-se do atendimento da recepção, e 29% apresentaram queixas relacionadas ao tratamento da equipe de enfermagem. CONCLUSÕES: Conclui-se que os principais fatores geradores de sentimentos no período perioperatório são: o medo da anestesia, o medo da morte e dos possíveis danos causados pela cirurgia. Apesar de a maioria dos entrevistados classificarem a assistência prestada como boa, os dados mostraram que há necessidade de melhoria das ações e de atitudes voltadas à humanização do cliente durante a hospitalização, uma vez que ainda existem queixas referentes ao tratamento em relação ao atendimento das equipes médica, de enfermagem e recepção.
INTRODUÇÃO: a cirurgia pode causar alterações estruturais e funcionais no cliente podendo ocasionar danos emocionais e psicossociais, interferindo no estilo de vida, além de desenvolver estresse pelo medo do desconhecido o que pode resultar em um quadro de insegurança, desespero e ansiedade (PASCHOAL; GATTO, 2006; MEDINA e BACKES, 2002). À medida que o ato cirúrgico se aproxima, os níveis de ansiedade e inquietações aumentam por isso o atendimento necessita ser individualizado e humanizado (MEDINA; BACKES, 2002). Durante esse período o paciente desenvolve sentimentos tidos como negativos para a cirurgia, e é importante que ele consiga expressar esses sentimentos. ao oferecer um atendimento individualizado e humanizado, o profissional da saúde é capaz de detectar esses sentimentos e interagir com eles, estabelecendo uma relação de empatia, centrando o cuidado no cliente (BACKES et al., 2007). OBJETIVOS: Verificar a humanização da assistência prestada ao cliente no período perioperatório identificando a satisfação quanto à assistencia oferecida e os fatores geradores de sentimentos negativos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, transversal. a amostra foi constituída por cem pacientes cirúrgicos de um hospital X localizado no sul de Minas Gerais, com idade acima de 18 anos, ambos os sexos, e submetidos a um procedimento cirúrgico eletivo. a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de um questionário adaptado com questões abertas e fechadas. o trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: dos cem pacientes entrevistados, 68% apresentaram sentimentos de medo no período pré-operatório, sendo que, 47,1% apresentaram medo da anestesia, 44,1% apresentaram medo de possíveis danos causados pela cirurgia, com o mesmo percentual de 44,1% o medo da morte. Já no momento em que entraram no centro cirúrgico, 47% relataram sentir-se calmo/tranquilo, enquanto que 41% sentiram-se ansiosos. Quando questionados quanto à existência de queixas em relação ao atendimento, 83% dos entrevistados alegaram não existir nenhuma queixa, e 17% relataram queixas quanto ao atendimento durante a hospitalização. dos 17 pacientes que apresentaram queixa referente ao atendimento, 41,1% queixaram-se do tratamento da equipe médica, 35,3% queixaram-se do atendimento da recepção, e 29% apresentaram queixas relacionadas ao tratamento da equipe de enfermagem. CONCLUSÕES: Conclui-se que os principais fatores geradores de sentimentos no período perioperatório são: o medo da anestesia, o medo da morte e dos possíveis danos causados pela cirurgia. Apesar de a maioria dos entrevistados classificarem a assistência prestada como boa, os dados mostraram que há necessidade de melhoria das ações e de atitudes voltadas à humanização do cliente durante a hospitalização, uma vez que ainda existem queixas referentes ao tratamento em relação ao atendimento das equipes médica, de enfermagem e recepção.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10764
Como citar:
Costa, Andréia Cristina Barbosa; Barbosa, Adriana Olímpio; Macedo, Felipe Flávia Ribeiro Martins; Silveira, Renata Cristina C. P.; Monteiro, Lidiane Aparecida; Santos, Patricia da Costa Silva; "Sentimentos Vividos Pelo Paciente Cirúrgico no Pré-Operatório e a Humanização da Assistência", p-329-329.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10764
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Andréia Cristina Barbosa Costa, Adriana Olímpio Barbosa, Felipe Flávia Ribeiro Martins Macedo, Renata Cristina C. P. Silveira, Lidiane Aparecida Monteiro, Patricia da Costa Silva Santos, Sentimentos Vividos Pelo Paciente Cirúrgico no Pré-Operatório e a Humanização da Assistência, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 329-329, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10764 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/sentimentos-vividos-pelo-paciente-cirrgico-no-pr-operatrio-e-a-humanizao-da-assistncia-9742) Palavras-chave:: ;