Artigo - Open Access.

Idioma principal

SENTIMENTOS MATERNOS FRENTE À INTERNAÇÃO DE RECÉM- NASCIDOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM

SENTIMENTOS MATERNOS FRENTE À INTERNAÇÃO DE RECÉM- NASCIDOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM

DIAS, RENISE BASTOS FARIAS ; Barboza, Jessiane Pereira Cajueiro ; Ferreira, Cintia Bastos ; Santos, Ana Caroline Melo dos ; Barbosa, Nirliane Ribeiro ; Correia, Larissa Tenório Andrade ; Rodrigues, Mércia Augusta ; Figueiredo, Elaine Virgínia Martins de Souza ;

Artigo:

Justificativa

Os sentimentos maternos gerados quando um filho passa por umdistúrbio patológico e necessita de internação hospitalar logo após onascimento pode desencadear uma série de consequências à saúde tanto da mãequanto do bebê, além prejudicar o cuidado e o desenvolvimento dos laçosafetivos dos familiares. Assim, entender os sentimentos das mães neste contextopode ajudar aos enfermeiros a qualificarem seus processos de cuidado neonatal.

 

Objetivo(s)

Descrever os sentimentos das mães acerca da vivência dointernamento de seus filhos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN).

 

Método(s)

Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa,aprovada sob o parecer CEP/UFAL nº 1.091.845/2015, desenvolvida em uma UTIN denum hospital de referência no agreste alagoano, onde foram realizadasentrevistas com 15 mães de neonatos internos na UTIN deste hospital. Os dadosdas entrevistas após as transcrições foram analisados conforme o método de análisede conteúdo de Bardin, tendo emergido daí duas categorias temáticas descritasnos resultados.

 

Resultado(s)

[1] O (des)conhecimento das mães sobre UTIN: foi possívelidentificar que as mães apresentaram conhecimento superficial, adquirido pelosenso comum, em relação ao objetivo e o tipo de assistência prestada em umaUTIN; além de dúvidas quanto à rotina, o ambiente, os diferentes cuidados dosprofissionais de saúde e sobre a participação materna no processo derecuperação dos seus filhos. [2] Significados dos sentimentos maternos frente ainternação de seu filho na UTIN: Sobrepondo-se às palavras, as atitudesadotadas pela mãe no seu contato com a criança, profissionais de saúde efamília, demonstraram principalmente sentimentos maternos de medo, tristeza,insegurança, ansiedade e não aceitação da internação. Em geral, as mãesdeclararam receber poucas informações sobre o quadro de saúde do RN, mas querecebiam dos enfermeiros frases otimistas e esperançosas.

 

Conclusão (ões)

Apesardos sentimentos apresentados pelas mães serem respostas naturais a situaçõesaversivas como é a internação de um filho, dos resultados pode-se inferir quehá um déficit de comunicação profissional/família, o que reflete sobre aimportância da assistência de enfermagem sensível à promoção da ambiêncianeonatal, às necessidades da mãe e aos seus sentimentos, tornando a famíliacomo parte do processo de cuidado.

 

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-27

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

DIAS, RENISE BASTOS FARIAS ; Barboza, Jessiane Pereira Cajueiro ; Ferreira, Cintia Bastos ; Santos, Ana Caroline Melo dos ; Barbosa, Nirliane Ribeiro ; Correia, Larissa Tenório Andrade ; Rodrigues, Mércia Augusta ; Figueiredo, Elaine Virgínia Martins de Souza ; "SENTIMENTOS MATERNOS FRENTE À INTERNAÇÃO DE RECÉM- NASCIDOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM", p. 53-54 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-27

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações