Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Sentido nos quadrinhos: Análise semiótica de uma tira da Mafalda

Bernardes, Marcos ; Scoz, Murilo ;

Artigo completo:

O presente artigo realiza uma análise semiótica de um texto verbo-visual dodomínio dos quadrinhos, tendo como base o modelo do percurso gerativo dosentido desenvolvido por Algirdas Julien Greimas. O texto é analisado visandocompreender a solidariedade entre expressão e conteúdo, ou seja, a maneiraatravés da qual o significado é construído e se manifesta neste tipo delinguagem. Como córpus de análise, o trabalho toma uma tira da personagemMafalda, do quadrinista argentino Quino, que emprega diferentes recursos discursivosem sua composição. O trabalho apresenta a articulação das estruturasnarrativas, buscando em seguida as homologações com as categorias plásticas dotexto visual, o que possibilita caracterizar o fenômeno do sincretismo naprodução do  sentido nos quadrinhos.

Artigo completo:

Palavras-chave: Semiótica discursiva, percurso gerativo do sentido, quadrinhos, ergonomia cognitiva,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-023

Referências bibliográficas
  • [1] BARROS, Diana Luz Pessoa de.2003. Estudos do discurso. In: FIORIN, José Luiz (org.) Introdução à Linguística II: princípios de análise. São Paulo: Contexto. FIORIN, José Luiz. 2016. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto. GREIMAS, Algirdas Julien.1975. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes.
Como citar:

Bernardes, Marcos; Scoz, Murilo; "Sentido nos quadrinhos: Análise semiótica de uma tira da Mafalda ", p. 250-257 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-023

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações