Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Semiótica e Design de Informação: uma experiência didática de metadiciplina

Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e ; Carneiro, Alexander Catunda ; Calvet, Lya Brasil ; Mendonça , José Rondney da Silva ;

Artigo completo:

O objetivo deste artigo é apresentar a Semiótica e oDesign de Informação no contexto de uma experiência didática e de pesquisarealizadas no curso de Design da Universidade Federal do Ceará. A experiênciaanalisada se refere à aplicação do Design de Informação na disciplina deSemiótica e na pesquisa “Metadisciplina: um enfoque semiótico”. O sentido demetadisciplina abrange a construção participativa da disciplina, o uso daSemiótica de Peirce e do design da informação como conteúdo e ferramenta deestruturação das informações sobre a própria semiótica. A metodologia empregadaaplica os fundamentos da pesquisa no intuito de flexibilizar os papéisprofessor-aluno-monitor e garantir que os saberes pessoais sejam agregados aoprocesso de aprendizagem, construção e troca de conhecimentos de formaparticipativa. Ainda que a pesquisa esteja em andamento, a disciplina concluídaem 2017 oferece parâmetros e elementos de análise do processo de compreensão etransmissão das informações adquiridas, cuja abordagem em sala de aula incluiem seus resultados a produção de infográficos elaborados pelos estudantes.

Artigo completo:

Palavras-chave: Semiótica, metadisciplina, design de informação, didática,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-051

Referências bibliográficas
  • [1] FRASCARA, J. Communication Design: principles, methods and practice. Canadá: Allworth Press, 2004. FRASCARA. J. ¿Qué es el diseño de información? Buenos Aires: Ediciones Infinito, 201 NIEMEYER, L. Elementos de Semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
Como citar:

Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; Carneiro, Alexander Catunda; Calvet, Lya Brasil; Mendonça , José Rondney da Silva; "Semiótica e Design de Informação: uma experiência didática de metadiciplina", p. 539-551 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-051

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações