Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

#Selfsewing: corte e costura e sua relação com o corpo num novo contexto informacional

Barrocas, Luiza B.; Rocha, Maria Alice V.;

Artigo completo:

Comprar roupas pode ser uma tarefa árdua para quemnão se encaixa nos padrões de corpo impostos pela publicidade. Dentre asalternativas de consumo de um vestuário mais adequado ao corpo, se encontra oato de costurar suas próprias roupas, ato este que vem sendo redescoberto eredefinido, graças às possibilidades mais democráticas de comunicaçãoencontradas hoje em dia. Mulheres do mundo todo vem mostrando suas descobertasde corpo e costura, compartilhando conteúdo, se utilizando de blogs eferramentas de mídias sociais para isso, nos quais também disponibiliza dicas etutoriais para que outras pessoas também costurem suas próprias roupas. Estetrabalho mostra como a comunidade global de blogs de corte e costura podem serobjeto do design da informação, valorizando o trabalho dos produtores amadoresnas suas criações de conteúdo e materiais instrucionais.

 

Artigo completo:

Palavras-chave: Corpo, costura, design da informação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-066

Referências bibliográficas
  • [1] BRANDINI, V. 2007. Bela de morrer, chic de doer, do corpo fabricado pela moda: O corpo como comunicação, cultura e consumo na moderna urbe. Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura, v.5, n.1/2. COLETTE PATTERNS. 2017. Shop patterns. In: Home: Shop < https://www.colettepatterns.com/catalog>, 24/08/2017. LÓSSIO, R. 2010. Perceber e ser percebido: a cultura da aparência nas músicas de João do Morro. Revista Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, v.7, n.20: 299-315.
Como citar:

Barrocas, Luiza B.; Rocha, Maria Alice V.; "#Selfsewing: corte e costura e sua relação com o corpo num novo contexto informacional", p. 686-690 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-066

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações