Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Seleção tipográfica para ambiente web: a percepção dos profissionais desenvolvedores

Typographical selection for web environment: developer professionals’ perception.

Meürer, Mary Vonni ; Woloszyn, Maíra ; Auler, Nícholas Ramon ;

Artigo completo:

A busca pela tipografia mais adequada a um projeto exige diversos conhecimentos a cerca questões técnicas e estéticas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos profissionais que atuam na área de desenvolvimento para web em relação a tipografia. Partindo de uma revisão de literatura sobre tipografia aplicada a web foi formulado um questionário encaminhado a 24 profissionais de Florianópolis, Curitiba e São Paulo. As respostas obtidas evidenciam a preocupação dos profissionais com a escolha das fontes usadas nos projetos, principalmente no que se refere aos aspectos funcionais, como legibilidade, qualidade da fonte e a adequação à temática do projeto. Comparando o resultado do questionário, com os critérios apontados na revisão de literatura, com ênfase os propostos por Meürer (2017) e Christopher Clark, em Lupton (2015), observou-se que existe pouca procura por fontes pagas. Este fato pode estar relacionado às regras de licenciamento de fontes para web, que está associado as visualizações mensais do site.

Artigo completo:

The search for the typography most appropriate for a project requires diverse knowledge about technical and aesthetic questions. In this sense, the purpose of this research was to identify the perception of the professionals who work in the area of web development in relation to typography. Starting from a literature review on typography applied to the web, a questionnaire was sent to 24 professionals from Florianópolis, Curitiba and São Paulo. The answers obtained evidenced the professionals' concern with the choice of fonts used in the projects, mainly regarding the functional aspects, such as readability, quality of the font and the adequacy to the project theme. Comparing the questionnaire's results with the criteria pointed out in the literature review, with emphasis on those proposed by Meürer (2017) and Christopher Clark, in Lupton (2015), it was observed that there is little demand for paid fonts. This may be related to the rules for licensing fonts for the web, which is associated with monthly site views.

Palavras-chave: tipografia, design para web, seleção tipográfica,

Palavras-chave: typography, web, typographical selection,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0213

Referências bibliográficas
  • [1] Fontshop (2019). Font formats and licensing options. Recuperado em 15 de julho, 2019, de https://www.fontshop.com/content/font-formats-and-licensing-options
  • [2] Frascara, Jorge (2011). ¿Qué es el diseño de información? Buenos Aires: Infinito.
  • [3] Frascara, Jorge (2015). Information design as principled action: making information accessible, relevant, understadable, and usable. Illinois: Common Ground Publishing.
  • [4] Harbortype (2019). License agreement. Recuperado em 15 de julho, 2019, de https://www.harbortype.com/about/eula/
  • [5] Hudson, John (2016). Introducing OpenType Variable Fonts. Recuperado em 15 de julho, 2019, de https://medium.com/variable-fonts/https-medium-com-tiro-introducing-opentype-variable-fonts-12ba6cd2369
  • [6] IdX (2007). Information Design Exchange Group. Core competencies: what information designers know and can do. IID Public Library. Recuperado em 06 de março, 2016, de http://www.iiid.net/idx-information-design-core-competencies/
  • [7] Lupton, Ellen (2015). Tipos na tela: uma guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes. São Paulo: Gustavo Gili.
  • [8] Lupton, Ellen (2018). Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify.
  • [9] Meürer, Mary Vonni (2017). Seleção tipográfica no contexto do design editorial: um modelo de apoio à tomada de decisão. 2017. 1 v. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis.
  • [10] Pamental, Jason (2014). Responsive Typography: Using Type Well on the Web. Sebastopol: O’Reilly Media.
  • [11] Pamental, J (2018). Fontes variáveis: O futuro da tipografia. User Experience Magazine, 18(4). Recuperado em 15 de julho, 2019, de http://uxpamagazine.org/variable-fonts/
  • [12] Royo, Javier (2008). Design digital. São Paulo: Rosari.
  • [13] Schlatter, Tania, & Levinson, Deborah (2013). Visual Usability. Principles and practices for designing digital applications. Morgan Kaufmann.
  • [14] Stöckl, Hartmut (2005). Typography: body and dress of a text – a signing mode between language and image. In: Visual Comunication, v. 4, n.2, p.204-2
  • [15] W3Schools. CSS Web Fonts. Recuperado em 15 de junho, 2019, de https://www.w3schools.com/css/css3_fonts.asp
  • [16] W3Schools. CSS Fonts Module Level 4. Recuperado em 15 de julho, 2019, de https://www.w3schools.com/css/css3_fonts.asp
  • [17] Woloszyn, Maíra, & Gonçalves, Berenice Santos (2017). Abordagens sobre tipografia em guias de estilo para interfaces digitais: uma análise documental. Temática, v.13, n.7, p.43-65.
Como citar:

Meürer, Mary Vonni; Woloszyn, Maíra; Auler, Nícholas Ramon; "Seleção tipográfica para ambiente web: a percepção dos profissionais desenvolvedores", p. 1762-1772 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0213

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações