Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SELEÇÃO DE VARIÁVEIS E CONTROLE DE COMPOSIÇÃO POR INFERÊNCIA DE TEMPERATURA EM PROCESSO PRODUTIVO DO ETILBENZENO

MARIZ, P. R. A. ; VIEIRA, E. F. L. ; BRANDÃO, W. Y. A. ; ROJAS, L. O. A. ; MORAIS, A. A. ;

Artigo Completo:

Processos com múltiplas variáveis de entrada e múltiplas saídas (MIMO) são relativamente complexos quanto à definição do controle adequado, haja vista as interações decorrentes do acoplamento entre essas variáveis. Há, portanto, a necessidade de estabelecer uma estrutura de controle adequada e que forneça bom desempenho. Em busca dos melhores pares de variáveis Manipuladas-Controladas (MV-PV), recorrem-se as técnicas de seleção de pares de variáveis. Esse trabalho faz uso dos algoritmos matemáticos da decomposição de valores singulares (SVD), matriz de ganho relativo (RGA) e matriz de ganho relativo para sistemas não quadráticos (NRG); para selecionar os melhores pares e implementar um sistema de controle em duas colunas de destilação do processo produtivo do Etilbenzeno. O processo foi simulado no software Aspen Plus e DynamicsTM, a partir de dados reais de uma unidade. A aplicação das técnicas de seleção de variáveis indicou os melhores pares e verificou o controle de composições por inferência de temperaturas do componente chave pesado, na primeira torre, e chave leve da segunda coluna. O sistema de controle proposto mostrou-se satisfatório quando foram inseridos distúrbios inerentes ao processo, de modo que foram minimizados os efeitos transientes das composições.

Artigo Completo:

Palavras-chave: variáveis Manipuladas-Controladas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-202

Referências bibliográficas
  • [1] CHANG, J. W., & Yu, C.-C. (1990). The relative gain for non-square multivariable systems. Computers and Chemical Engineering, 45(4), 1309-1323.
  • [2] LUYBEN, W. L. 201 Distillation Design and Control Usign Aspen Simulation. New Jersey. Ed: John Wiley & Sons, 2nd.
  • [3] MORAIS JR, A. A., 2014. Seleção ótima de entradas no estudo de inferência e controle de composições em um processo de destilação industrial de alta pureza. Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria-CNMAI, Caldas Novas – GO.
Como citar:

MARIZ, P. R. A.; VIEIRA, E. F. L.; BRANDÃO, W. Y. A.; ROJAS, L. O. A.; MORAIS, A. A.; "SELEÇÃO DE VARIÁVEIS E CONTROLE DE COMPOSIÇÃO POR INFERÊNCIA DE TEMPERATURA EM PROCESSO PRODUTIVO DO ETILBENZENO", p. 1104-1109 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-202

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações