Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SELEÇÃO DE DOCENTES PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

SELEÇÃO DE DOCENTES PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Pegetti, Ana Lucia ; Silva, Glayse Ferreira Perroni da ; Belderrain, Mischel Carmen Neyra ;

Artigo Completo:

A fim de aumentar a eficiência na gestão de seus recursos institucionais, as instituições de ensino superior privado do Brasil vêm adotando métodos de gestão alinhadas com as melhores práticas de mercado. Assim sendo, a contratação de profissionais competentes e alinhados aos valores institucionais é de suma importância para manter a empresa competitiva e evitar os impactos negativos que contratações erradas podem trazer. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para seleção de docentes que atendam às expectativas organizacionais, através da aplicação do método de estruturação de problemas Value Focused Thinking (VFT) para definição dos valores e objetivos dos decisores; e o método Multi-attribute value theory (MAVT) para seleção da alternativa mais consistente com os julgamentos de valor dos mesmos.

Artigo Completo:

A fim de aumentar a eficiência na gestão de seus recursos institucionais, as instituições de ensino superior privado do Brasil vêm adotando métodos de gestão alinhadas com as melhores práticas de mercado. Assim sendo, a contratação de profissionais competentes e alinhados aos valores institucionais é de suma importância para manter a empresa competitiva e evitar os impactos negativos que contratações erradas podem trazer. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para seleção de docentes que atendam às expectativas organizacionais, através da aplicação do método de estruturação de problemas Value Focused Thinking (VFT) para definição dos valores e objetivos dos decisores; e o método Multi-attribute value theory (MAVT) para seleção da alternativa mais consistente com os julgamentos de valor dos mesmos.

Palavras-chave: Seleção de docentes; Decisão multicritério; VFT; MAVT.,

Palavras-chave: Seleção de docentes; Decisão multicritério; VFT; MAVT.,

DOI: 10.5151/spolm2019-184

Referências bibliográficas
  • [1] STRADIOTTO SIQUEIRA, Elisabete et al. Seleção de Docentes em Universidades Federais: uma análise dos regulamentos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 77, 2012. MICHAELS, Ed; HANDFIELD-JONES, Helen; AXELROD, Beth. A Guerra pelo Talento. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002 PESSANO, Carolina Schaan; STOBÄUS, Claus Dieter. Seleção de professores em instituições de ensino superior: colaborando com o estado do conhecimento (Capes 2011- 2012). Educação Por Escrito, 2016. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2005. ENSSLIN, Leonardo; NETO, Gilberto Montibeller; NORONHA, Sandro MacDonald. Apoio à decisão: metodologias para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas. Insular, 200 RYU, Jae H. et al. Sustainable water resources management in a conflict resolution framework. JAWRA Journal of the American Water Resources Association, v. 45, n. 2, p. 485-499, 2009. MONTIBELLER, Gilberto; FRANCO, L. Alberto. Raising the bar: strategic multi-criteria decision analysis. Journal of the Operational Research Society, v. 62, n. 5, p. 855-867, 201 KEENEY, Ralph L.; RAIFFA, Howard. Decisions with multiple objectives: preferences and value trade-offs. Cambridge university press, 1993. KEENEY, Ralph L. Value-focused thinking: Identifying decision opportunities and creating alternatives. European Journal of operational research, v. 92, n. 3, p. 537-549, 1996. KEENEY, Ralph L. Developing objectives and attributes. Advances in decision analysis: From foundations to applications, p. 104-128, 2007.
Como citar:

Pegetti, Ana Lucia; Silva, Glayse Ferreira Perroni da; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; "SELEÇÃO DE DOCENTES PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR", p. 2548-2562 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-184

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações