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Segurança no tráfego rodoviário brasileiro: a evolução da frota, da legislação brasileira e suas contribuições na segurança viária para automóveis e comerciais leves

Safety in brazilian road traffic: fleet evolution, brazilian legislation and its contributions to road safety for automobiles and light commercial vehicles

DIAS, Nicolas ; CURY, Thiago ; SOUZA, Jairo de Lima ; MIRANDA, Luiz Otávio Maciel ; BOSSO, Renan Roberto ; CARVALHO, Eduardo Pichioli de ; GERAB, Fábio ;

Trabalho completo:

A segurança no tráfego rodoviário tem sido discutida na ONU, em 2020 foi estabelecida a meta de prevenir pelo menos 50% das mortes e feridos em acidentes de trânsito até 2030. No Brasil, a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), em parceria com o governo federal, tem trabalhado na disseminação e conscientização do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que consiste em 154 ações para salvar cerca de 86 mil vidas até 2028 e o ROTA 2023 que incentiva a melhoria contínua das tecnologias voltadas a segurança veicular. O país enfrenta o desafio de implementar políticas públicas de segurança rodoviária devido a sua extensa malha rodoviária e frota de veículos majoritariamente com mais de 5 anos de uso. O objetivo do artigo é criar uma relação entre essas políticas, a melhoria da segurança viária e as tecnologias existentes, por meio de análises estatísticas e qualitativas sobre as causas dos acidentes (Base de dados pública da PRF) e a eficácia das políticas e programas de segurança rodoviária no país, contribuindo para a retroalimentação e o desenvolvimento.

Trabalho completo:

Road traffic safety has been discussed at the United Nations, and in 2020, a goal was established to prevent at least 50% of deaths and injuries in traffic accidents by 2030. In Brazil, the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC), in partnership with the federal government, has been working on the dissemination and awareness of the National Plan for the Reduction of Deaths and Injuries in Traffic (Pnatrans), which consists of 154 actions to save around 86,000 lives by 2028, and ROTA 2023, which encourages continuous improvement in vehicle safety technologies. The country faces the challenge of implementing public road safety policies due to its extensive road network and fleet of vehicles mostly over 5 years old. The aim of this article is to create a relationship between these policies, the improvement of road safety, and existing technologies, through statistical and qualitative analyses of the causes of accidents (using the public database of the Federal Highway Police) and the effectiveness of road safety policies and programs in the country, contributing to feedback and development.

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP15

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Como citar:

DIAS, Nicolas; CURY, Thiago; SOUZA, Jairo de Lima; MIRANDA, Luiz Otávio Maciel; BOSSO, Renan Roberto; CARVALHO, Eduardo Pichioli de; GERAB, Fábio; "Segurança no tráfego rodoviário brasileiro: a evolução da frota, da legislação brasileira e suas contribuições na segurança viária para automóveis e comerciais leves", p. 77-103 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP15

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