Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Seguimento de lactentes hospitalizados por bronquiolite: fatores associados com crises de sibilância, retornos ao serviço de emergência e hospitalizações

Seguimento de lactentes hospitalizados por bronquiolite: fatores associados com crises de sibilância, retornos ao serviço de emergência e hospitalizações

Wandalsen, Gustavo Falbo ; Anjula, Fernanda D. ; Moreira, Andreza R. ; Braga, Camilla S. ; Fernandes, Fátima R. ;

Pôster:

Justificativa

Poucos estudos brasileiros avaliaram coortes de lactentes hospitalizados por bronquiolite e mensuraram sua utilização de serviços de saúde.

 

Objetivo(s)

Avaliar a incidência de utilização de serviços de saúde e os fatores associados em lactentes hospitalizados por bronquiolite em um hospital privado da cidade de São Paulo.

 

Método(s)

Trata-se de estudo transversal, retrospectivo e observacional. Foram selecionados os casos hospitalizados por bronquiolite entre janeiro e dezembro de 2018 (idade entre 3 e 24 meses). Os prontuários das crianças foram revisados nos 12 meses subsequentes à alta hospitalar.

 

Resultado(s)

No total, 523 lactentes foram incluídos, sendo 57% do sexo masculino. 70,9% dos lactentes procuraram o serviço de emergência do hospital pelo menos uma vez nos 12 meses subsequentes à alta hospitalar, 48,8% procuraram mais de uma vez (retorno recorrente), 31,2% mais de duas vezes (retorno frequente) e 20,8% foram novamente hospitalizados. Internação em UTI foi associada com retornos recorrentes (OR:2,08) e frequentes (OR: 2,03) ao serviço de emergência, assim como com novas hospitalizações (OR:2,02). Nos 12 meses de avaliação, 52,4% lactentes tiveram sibilância pelo menos uma vez e 21,6% sibilância recorrente. Bronquiolite com idade ≤6 meses (OR:2,86) e internação em UTI (OR:2,00) se associaram com maior frequência de sibilância no seguimento, enquanto internação em UTI (OR:1,80) se associou também com sibilância recorrente.

 

Conclusão(ões)

Lactentes hospitalizados por bronquiolite apresentam elevada morbidade no ano subsequente à alta hospitalar. Os internados em UTI apresentam maior risco de necessitarem de novos atendimentos no serviço de emergência, serem novamente hospitalizados e apresentarem episódios de sibilância.

Pôster:

Justificativa

Poucos estudos brasileiros avaliaram coortes de lactentes hospitalizados por bronquiolite e mensuraram sua utilização de serviços de saúde.

 

Objetivo(s)

Avaliar a incidência de utilização de serviços de saúde e os fatores associados em lactentes hospitalizados por bronquiolite em um hospital privado da cidade de São Paulo.

 

Método(s)

Trata-se de estudo transversal, retrospectivo e observacional. Foram selecionados os casos hospitalizados por bronquiolite entre janeiro e dezembro de 2018 (idade entre 3 e 24 meses). Os prontuários das crianças foram revisados nos 12 meses subsequentes à alta hospitalar.

 

Resultado(s)

No total, 523 lactentes foram incluídos, sendo 57% do sexo masculino. 70,9% dos lactentes procuraram o serviço de emergência do hospital pelo menos uma vez nos 12 meses subsequentes à alta hospitalar, 48,8% procuraram mais de uma vez (retorno recorrente), 31,2% mais de duas vezes (retorno frequente) e 20,8% foram novamente hospitalizados. Internação em UTI foi associada com retornos recorrentes (OR:2,08) e frequentes (OR: 2,03) ao serviço de emergência, assim como com novas hospitalizações (OR:2,02). Nos 12 meses de avaliação, 52,4% lactentes tiveram sibilância pelo menos uma vez e 21,6% sibilância recorrente. Bronquiolite com idade ≤6 meses (OR:2,86) e internação em UTI (OR:2,00) se associaram com maior frequência de sibilância no seguimento, enquanto internação em UTI (OR:1,80) se associou também com sibilância recorrente.

 

Conclusão(ões)

Lactentes hospitalizados por bronquiolite apresentam elevada morbidade no ano subsequente à alta hospitalar. Os internados em UTI apresentam maior risco de necessitarem de novos atendimentos no serviço de emergência, serem novamente hospitalizados e apresentarem episódios de sibilância.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1312

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Wandalsen, Gustavo Falbo; Anjula, Fernanda D.; Moreira, Andreza R.; Braga, Camilla S.; Fernandes, Fátima R.; "Seguimento de lactentes hospitalizados por bronquiolite: fatores associados com crises de sibilância, retornos ao serviço de emergência e hospitalizações", p. 35-36 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1312

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações