Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

SEGREGAÇÃO DA MISTURA DE BAGAÇO DE MALTE E AREIA EM LEITO DE JORRO CÔNICO

ALMEIDA, N. P ; SANTOS, K. G ; VIEIRA NETO, J. L ; SILVÉRIO, B. C ; PIMENTEL, F. S ;

Pôster:

A principal biomassa gerada na indústria cervejeira é o bagaço de malte,que possui potencial energético a ser aproveitado no processo de pirólise. Com o intuitode garantir a estabilidade fluidodinâmica do reator pirulítico, geralmente adiciona-seum material inerte, que, em alguns casos, tem ainda a função de transferir calor paraa biomassa, como a areia. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamentofluidodinâmico da mistura de bagaço de malte e areia no leito de jorro cônico,avaliando como a altura do leito estático e a fração mássica de biomassa influenciamna segregação da mistura. Através dos testes foi possível observar que a base do leitoapresentou maiores índices de segregação, com maior presença de partículas de areia.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0232

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, M. S.; ALMEIDA, P. S.; RIBEIRO, D. C.; LIRA, T. S. Análise Computacional da segregação de uma mistura de casca de cacau e areia em um leito de jorro aplicado à pirólise de biomassa. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. BARCELOS, K. M. Análise do potencial do leito de jorro como reator para pirólise da casca de coco: estudo experimental e simulação via CFD. 2016. Dissertação (Mestrado em Energia) - Programa De Pós-Graduação Em Energia, Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. SANTOS, K. G. Aspectos fundamentais da pirólise de biomassa em leito de jorro: fluidodinâmica e cinética do processo. 201 Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 201 XAVIER, T. P. Contribuições para a pirólise da casca de macadâmia em leito de jorro cônico. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
Como citar:

ALMEIDA, N. P; SANTOS, K. G; VIEIRA NETO, J. L; SILVÉRIO, B. C; PIMENTEL, F. S; "SEGREGAÇÃO DA MISTURA DE BAGAÇO DE MALTE E AREIA EM LEITO DE JORRO CÔNICO", p. 846-849 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0232

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações