Artigo - Open Access.

Idioma principal

SECAGEM SOLAR DO FRUTO CUBIU (SOLANUM SESSILIFLORUM DUNAL)

SOLAR DRYING OF CUBIU (SOLANUM SESSILIFLORUM DUNAL)

SOUSA, MAYRA PAULA DE SOUZA E ; AUM, YANNE KATIUSSY PEREIRA GURGEL ; BEZERRA, VALERIA ALVES ; GONçALVES, IGOR HENRIQUE ; CAVALCANTE, LUYARA DE ALMEIDA ; , ;

Artigo:

Cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) é um fruto nativo da Amazônia. O fruto é rico em minerais, aminoácidos, ácido cítrico, tem baixo teor de gordura e alto teor de umidade. Cubiu é uma fonte significativa de compostos bioativos, como clorofilas, flavonóides e carotenóides. Portanto, é importante analisar o processo de secagem do cubiu como método de preservação de frutos. No presente estudo, o comportamento de secagem de cubiu em um secador solar direto foi estudado. O experimento de secagem foi realizado com fatias de 4 mm e alcançou a umidade de equilíbrio em 5 h de secagem. Os dados de secagem foram ajustados a cinco modelos matemáticos diferentes. A qualidade do ajuste dos modelos propostos foi avaliada por meio da determinação do coeficiente (R2) e da raíz quadrada do erro médio (RMSE). Entre os modelos, Page foi o melhor para descrever o comportamento de secagem em camada fina de fatias de cubiu (R2 > 0,99, RMSE < 0,036). O objetivo deste trabalho é propor recomendações para um amplo uso de secadores solares e estudar a viabilidade e a exploração desses sistemas limpos, especialmente na região amazônica.

Artigo:

Palavras-chave: COCONA; SECADOR SOLAR; CINÉTICA DE SECAGEM;,

Palavras-chave: COCONA; SOLAR DRYER; DRYING KINETICS;,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA55

Referências bibliográficas
Como citar:

SOUSA, MAYRA PAULA DE SOUZA E; AUM, YANNE KATIUSSY PEREIRA GURGEL; BEZERRA, VALERIA ALVES; GONçALVES, IGOR HENRIQUE; CAVALCANTE, LUYARA DE ALMEIDA; , ; "SECAGEM SOLAR DO FRUTO CUBIU (SOLANUM SESSILIFLORUM DUNAL)", p. 2044-2050 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA55

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações