Artigo - Open Access.

Idioma principal

SECAGEM POR ATOMIZAÇÃO DA FOLHA DE MARACUJÁ-AMARELO (PASSIFLORA EDULIS SIMS)

DRYING BY ATOMIZATION OF THE LEAF (PASSIFLORA EDULIS SIMS)

CAMPOS, PRISCILLA SILVA ; DIAS, TELMA PORCINA VILAS BOAS ; OLIVEIRA, MICHAEL ÉDER DE ; SILVA, CAMILA ISMAR DA ; SILVA, GISELE CRISTINA RABELO ; , ;

Artigo:

No Brasil, as espécies do gênero Passiflora L, denominadas popularmente por ?maracujá?, são utilizadas como ansiolítico, sedativo, diurético e analgésico e juntamente com as suas folhas, que também são utilizadas na medicina no tratamento de ansiedade e nevralgia. Além disso, as folhas também apresentam propriedades ansiolíticas. Processos de secagem por atomização são uma excelente alternativa para a secagem de alimentos com alto valor agregado, pois, através da microencapsulação, preservam as características sensoriais, nutricionais e vida útil do produto. O presente trabalho avaliou a influência da temperatura (111 a 170º C) e concentração de adjuvante (Aerosil, 21,44 a 51,55%) na microencapsulação por Spray dryer dos compostos bioativos das folhas da espécie Passiflora edulis Sims comumente conhecida como maracujá amarelo ou maracujá azedo, buscando uma maior preservação desses compostos. Logo, após a secagem por atomização as partículas encapsuladas foram caracterizadas quanto à higroscopicidade, solubilidade, teor de compostos redutores, carotenoides, flavonoides e rendimento da secagem. No pó atomizado das folhas de maracujá azedo obtivemos o maior rendimento no valor de 52,67%, que ocorreu utilizando uma temperatura de 141º C e concentração de adjuvante de 36%, com solubilidade de 54,76%, higroscopicidade de 22,28%, flavonoides 11,46 mg QU/g, carotenoides 0,0873 mg/100g e compostos redutores 59,88 mg GAE/g pó.

Artigo:

Palavras-chave: SPRAY DRYER, AEROSIL, COMPOSTOS BIOATIVOS,

Palavras-chave: SPRAY DRYER, AEROSIL, BIOACTIVE COMPOUNDS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA46

Referências bibliográficas
Como citar:

CAMPOS, PRISCILLA SILVA; DIAS, TELMA PORCINA VILAS BOAS; OLIVEIRA, MICHAEL ÉDER DE; SILVA, CAMILA ISMAR DA; SILVA, GISELE CRISTINA RABELO; , ; "SECAGEM POR ATOMIZAÇÃO DA FOLHA DE MARACUJÁ-AMARELO (PASSIFLORA EDULIS SIMS)", p. 1988-1994 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA46

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações