Artigo - Open Access.

Idioma principal

SECAGEM DO BAGAçO DE MALTE POR JANELA DE REFRATâNCIA

BREWERS SPENT GRAIN DRYING WITH REFRACTANCE WINDOW

NETTO, OSCAR FONSECA SILVA ; BARROZO, MARCOS ANTôNIO DE SOUZA ; SANTOS, ANDRESSA OLIVEIRA ; SILVA, NEITON CARLOS DA ; DUARTE, CLáUDIO ROBERTO ; , ;

Artigo:

O aproveitamento de resíduos tem sido visado ultimamente no meio industrial, alavancando pesquisas em diferentes métodos na área em questão. Na indústria cervejeira o bagaço de malte é o principal subproduto do processo. No entanto, o mesmo apresenta um alto teor de umidade o que ocasiona dificuldades em sua conservação, surgindo a secagem como uma importante alternativa na conservação deste material, através de diferentes metodologias. Este trabalho avaliou a secagem do bagaço de malte por meio do método da Refractance Widow, o qual tem se destacado por apresentar baixas perdas nutricionais, bom aspecto visual do produto final e um custo inferior à outros métodos. Foram realizados testes preliminares e um Planejamento Composto Central para definição das melhores condições experimentais. Realizaram-se análises de umidade final, atividade de água e compostos bioativos (teor de fenólicos totais, teor de flavonoides totais, ácido ascórbico e ácido cítrico) tanto para o bagaço de malte in natura, quanto desidratado, a fim de avaliar a eficiência da remoção de umidade e o impacto das condições de processo nos teores de bioativos. Obtiveram-se, após a desidratação, condições favoráveis para um aproveitamento do potencial do resíduo em comparação com o material in natura, mesmo sendo observada uma redução nos compostos bioativos.

Artigo:

Palavras-chave: BAGAçO DE MALTE, SECAGEM, COMPOSTOS BIOATIVOS,

Palavras-chave: BREWERS SPENT GRAIN, DRYING, BIOACTIVE COMPOUNDS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA14

Referências bibliográficas
Como citar:

NETTO, OSCAR FONSECA SILVA; BARROZO, MARCOS ANTôNIO DE SOUZA; SANTOS, ANDRESSA OLIVEIRA; SILVA, NEITON CARLOS DA; DUARTE, CLáUDIO ROBERTO; , ; "SECAGEM DO BAGAçO DE MALTE POR JANELA DE REFRATâNCIA", p. 1771-1777 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA14

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações