Artigo - Open Access.

Idioma principal

SECAGEM DE SOJA EM SECADOR ROTO-AERADO E AVALIAçãO DA QUALIDADE DA SEMENTE

SOYBEAN DRYING IN ROTO-AERADO DRYER AND SEED QUALITY

FERREIRA, FABIANA REGINA DE CASTRO ; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA ; MOREIRA, JOãO HENRIQUE CORREIA LEITE ; SOUZA, GLAUCIA DE FATIMA MOREIRA VIEIRA E ; FRANCISQUETTI, MARIELLE CRISTINE CANO ;

Artigo:

A soja é uma das principais culturas da economia agrícola do Brasil. A produção da semente com qualidade elevada tem sido um desafio para esse setor e técnicas especiais de produção devem ser adotadas, e dentre esses processos, a secagem possui grande relevância. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi estudar a secagem das sementes de soja em secador roto-aerado, avaliando a influência da temperatura e da velocidade do ar de secagem na desidratação e os impactos na qualidade física e fisiológica dessas sementes. Observou-se resultados promissores, uma vez que o tempo médio de residência (entre 21 e 23,7 minutos) foi bastante reduzido em relação a outros secadores, sendo possível secar e manter bons índices de qualidade das sementes de soja nesse secador.

Artigo:

Palavras-chave: SECADOR ALTERNATIVO, SOJA, SEMENTES,

Palavras-chave: ALTERNATIVE DRYER, SOYBEAN, SEEDS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EST14

Referências bibliográficas
Como citar:

FERREIRA, FABIANA REGINA DE CASTRO; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA; MOREIRA, JOãO HENRIQUE CORREIA LEITE; SOUZA, GLAUCIA DE FATIMA MOREIRA VIEIRA E; FRANCISQUETTI, MARIELLE CRISTINE CANO; "SECAGEM DE SOJA EM SECADOR ROTO-AERADO E AVALIAçãO DA QUALIDADE DA SEMENTE", p. 1554-1560 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EST14

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações