Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Scrapbooking. Prática, Projeto, Meio.

Scrapbooking. Practice, Design, Medium.

ROSSI, Simone ; FARIAS, Priscila Lena ;

Artigo:

A pesquisa visa esclarecer os processos, design e significados culturais do scrapbooking, uma prática à margem do sistema editorial, mas onipresente tanto no design quanto no cenário artístico. Dada a complexidade dessa prática, a análise limitou-se em focar inicialmente um artefato específico, os Cadernos de referências do artista brasileiro Hudinilson Jr. (1958-2013) (Resende 2016). Tais Cadernos enfatizam o valor arquivístico do scrapbooking, destacam a implicação narrativa, e expressam uma problematização constante dos seus mecanismos de produção de significado e de design, que aqui introduz uma prática que não visa à produção em massa ou à otimização, mas que se torna uma forma particular de vida e de auto-relação (Escobar 2018). Além disso, oferecem a possibilidade de deslocar o ponto de observação para fora das fronteiras norte-americanas onde o scrapbooking tem sido mais frequentemente analisado (Garvey 2012; Tucker et al. 2006). Isto permite uma mudança espacial e cultural útil para revelar o papel fundamental desempenhado pelo contexto em uma prática que faz uso de criações efêmeras disponíveis no sistema de mídia de massa, sem qualquer distinção hierárquica ou cronológica, e também no avanço de uma releitura do scrapbooking a partir da relação peculiar que a cultura brasileira mantém com a noção de antropofagia cultural (Herkenhoff & Pedrosa 1998). Os Cadernos estão incluídos em uma cartografia expandida que mapeia uma seleção de scrapbooks contemporâneos elaborados em papel e publicados por designers gráficos e artistas. Isto permite reconhecer as recorrências temáticas e conceituais além de captar a função renovadora da prática do scrapbooking e dos leitores no sistema editorial atual. O trabalho contínuo de revisão de literatura, análise de materiais originais e a busca por artefatos significativos a serem incluídos na cartografia revelou algumas características peculiares da prática que envolvem meio, espaço e produção efêmera e que podem reativar o potencial de design inexplorado na prática.

Artigo:

The research aims to shed light on the processes, design and cultural meanings of scrapbooking, a practice on the margins of the publishing system but ubiquitous in the design and artistic landscape. Given the complexity of the practice, the analysis chooses to focus primarily on a specific case study, the Cadernos de referências of Brazilian artist Hudinilson Jr. (1958-2013) (Resende 2016). The Cadernos emphasize the archival value of scrapbooking, highlight the narrative implication, and express a constant problematization of the medium, its mechanisms of meaning production and design, which here introduces a practice not aimed at mass production or optimization, but which becomes a particular way of living and self-relation (Escobar 2018). They, moreover, offer the possibility of displacing the point of observation outside the North American boundaries where scrapbooking has been mainly analyzed so far (Garvey 2012; Tucker et al. 2006). This allows a spatial and cultural shift useful in revealing the fundamental role played by context in a practice that makes use of every ephemera available in the mass-media system, without any hierarchical or chronological distinction, and both in advancing a rereading of scrapbooking from the peculiar relationship that Brazilian culture maintains with the notion of cultural anthropophagy (Herkenhoff & Pedrosa 1998). Cadernos are included in an expanded cartography that maps a selection of contemporary paper-based scrapbooks published by graphic designers and artists. This makes it possible to recognize thematic and conceptual recurrences and to capture the renewed function of the practice and the reader in today's publishing system. The ongoing work on literature review, original materials, and the search for meaningful artifacts to be included in the scrapbooking cartography has revealed some peculiar features of the practice that involve medium, space, and ephemera and that can reactivate the unexplored design potential of the practice.

Palavras-chave: scrapbooking; efêmera; cultura material,

Palavras-chave: scrapbooking; ephemera; material culture,

DOI: 10.5151/6spdesign-051

Referências bibliográficas
  • [1] ESCOBAR, A. 2018. Designs for the pluriverse: radical interdependence, autonomy, and the making of worlds. Durham: Duke University Press.
  • [2] GARVEY, E. G. 201 Writing with scissors: American scrapbooks from the Civil war to the Harlem renaissance. Oxford/New York: Oxford University Press.
  • [3] HERKENHOFF, P., & PEDROSA, A. (EDS.). 1998. XXIV Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo.
  • [4] RESENDE, R. 2016. Hudinilson Jr.: Posição amorosa. São Paulo: Martins Fontes.
  • [5] TUCKER, S., OTT, K., & BUCKLER, P. (EDS.). 2006. The scrapbook in American life. Philadelphia: Temple University Press.
Como citar:

ROSSI, Simone; FARIAS, Priscila Lena; "Scrapbooking. Prática, Projeto, Meio.", p. 101-102 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-051

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações