Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SALA VERDE PARAÍBA DO SUL

Goulart, Shane Aparecida Soares ; Pereira, Ana Carolina Callegario ; Oliveira, Tulio Cezar de Aguiar ; Santos, Anna Paula de Oliveira ;

Artigo Completo:

O Projeto Sala Verde, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) incentiva a implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais focos de informação e formação ambiental. O objetivo básico de uma Sala Verde é a democratização e disponibilização da informação ambiental e a facilitação da chegada dos materiais didáticos de cunho ambiental distribuídos pelo MMA, à comunidade. Trata-se de um espaço, que além de disponibilizar o acesso à informação, ofereça também a possível reflexão e construção do pensamento ou da ação ambiental. “Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade” (Ministério do Meio Ambiente, 2015). Atualmente o projeto Salas Verdes conta com 359 salas em todo o território brasileiro, distribuídas em quase todos os estados. As salas são em maioria localizadas em prefeituras municipais, secretarias de educação, secretarias de meio ambiente, institutos federais e universidades, porém elas também estão presentes em alguns conselhos gestores de Unidades de Conservação e ONG’s.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Educação ambiental, comunidade, meio ambiente,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-220

Referências bibliográficas
  • [1] MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE Disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes#oprojeto Acesso em: 12 jun 2015.
  • [2] AMÂNCIO, C. O. Por que da educação ambiental? Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2005. 3p. ADM – Artigo de Divulgação na Mídia, n.109. Acesso em: 11 jun 2015.
  • [3] D’ISEP, C. F. M.; NERY JR, N.; MEDAUAR, O. Políticas Públicas Ambientais. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2009.
  • [4] REIS, M. F.; FLECK, E. Controle e riscos ao descartar o óleo. Disponível em: http://www.eccosystems.com.br/2008/artigos/biodiesel/DESTINACAOOLEODEFRITURA-ABES.pdf. Acesso em: 11 jun 2015.
Como citar:

Goulart, Shane Aparecida Soares; Pereira, Ana Carolina Callegario; Oliveira, Tulio Cezar de Aguiar; Santos, Anna Paula de Oliveira; "SALA VERDE PARAÍBA DO SUL", p. 2180-2197 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-220

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações