Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas em design: uma revisão sistemática da literatura

Flipped classroom and problem-based learning in design: a systematic literature review

Machado, Ana Carolina dos Santos ; Silva, Elton Rubens Vieira da ; Gabriele, Felipe Pessoa Tejo ;

Full Paper:

"Este artigo apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura, realizada entre 2019 e 2020 noProjeto de Pesquisa intitulado “Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas no ensinode Computação Gráfica e Design”, com o objetivo de analisar o uso de tais metodologias ativas em cursosde design e áreas afins e verificar se há aumento de desempenho dos estudantes na assimilação doconteúdo e em atividades acadêmicas e/ou profissionais. Realizou-se buscas em 5 bases de dadosdiferentes com descritores e filtros específicos, além de critérios para inclusão e exclusão de artigos e osresultados obtidos através da catalogação das experiências pedagógicas foram estudados a partir dométodo da Análise de Conteúdo. Dos principais resultados, destacam-se o pouco estudo na área deatuação e a insegurança do estudante com métodos diferentes do tradicional, criando algumas barreiras equedas de desempenho durante as primeiras fases da implementação, contornadas posteriormente,permitindo um aumento gradativo do desempenho."

Full Paper:

"This article presents the results of the Systematic Literature Review, carried out between 2019 and 2020 inthe Research Project entitled “Flipped Classroom and Problem-Based Learning in the teaching ofComputer Graphics and Design”, in order to analyze the use of such active methodologies in designcourses and related areas and to check if there is an increase in student performance in the assimilation ofcontent and in academic and / or professional activities. Searches were carried out in 5 different databaseswith specific descriptors and filters, in addition to criteria for inclusion and exclusion of articles and theresults obtained through the cataloging of pedagogical experiences were studied using the ContentAnalysis method. Of the main results, we highlight the little study in the area of activity and the insecurity ofthe student with methods other than the traditional one, creating some barriers and performance dropsduring the first phases of implementation, but which are circumvented, allowing for a gradual increase later."

Palavras-chave: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, ensino, revisão sistemática da literatura,

Palavras-chave: flipped classroom, problem-based learning, teaching, systematic literature review,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-033-355575-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Alwin, A. & Hussin, R. (2018). Becoming Socially Responsible: The implementation of project-
  • [2] oriented problem-based learning. International Journal of Contemporary Educational
  • [3] Research, 5(2), 103-112.
  • [4] Bishop, J. (2013). A Controlled study of the flipped classroom with numerical methods for
  • [5] engineers. Tese (Doutorado). UTAH State University, Logan.
  • [6] Bonsiepe, G. (2013). Tendências e antitendências no design industrial. In: Moraes, D. de &
  • [7] Celaschi, F. (Org.). Caderno de Estudos Avançados em Design: Design e Humanismo. 7,
  • [8] 61-69.
  • [9] Buchanan, R. (2014). Palestra do Professor Richard Buchanan. Congresso Brasileiro de
  • [10] Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 11.
  • [11] Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • [12] Gabriele, F. P. T., Machado, A. C. S. & Silva, E. R. V. (2019). Sala de Aula Invertida e
  • [13] Aprendizagem Baseada em Problemas em design: estudo de caso na disciplina
  • [14] “Interatividade Gráfica”. Anais do Congresso Brasileiro de Design da Informação, 9, 757-
  • [15] 765. https://doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0123.
  • [16] Galvão, T. F. & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua
  • [17] elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23, 183-184.
  • [18] Jensen, C. G. (2017). Collaboration and dialogue in virtual reality. Journal of Problem Based
  • [19] Learning in Higher Education, 5(1).
  • [20] Manzini, E. (2017). Design: quando todos fazem design. São Leopoldo: Editora Unisinos.
  • [21] Moraes, D. de, Dias, M. R. A. C. (Org.) & Sales, R. B. C. (Org.) (2014). Cadernos de Estudos
  • [22] Avançados em Design-Historia/History (Bilingue). Barbacena: EdUEMG.
  • [23] Moreira, L. M. & Lopes, T. I. B. (2019). Aprendizagem baseada em problemas (ABP): proposta
  • [24] de modelo pedagógico e avaliação da efetividade na educação profissional. Revista
  • [25] Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(16), 7963.
  • [26] Sampaio, R. F. & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese
  • [27] criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 11(1), 83-89.
  • [28] Souza, S. C., & Dourado, L. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método
  • [29] de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, vol. 5, pp. 182-200 Instituto
  • [30] Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: Natal, Brasil."
Como citar:

Machado, Ana Carolina dos Santos; Silva, Elton Rubens Vieira da; Gabriele, Felipe Pessoa Tejo ; "Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas em design: uma revisão sistemática da literatura", p. 427-436 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-033-355575-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações