Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SALA DE AULA COMENTADA: UM DVD PARA O PROFESSOR DE INGLÊS FOMENTAR SEU CONHECIMENTO PEDAGÓGICO

XAVIER, Rosely Perez;

Artigo Completo:

O presente artigo descreve as bases teóricas e metodológicas utilizadas para a criação de um DVD educativo, produzido para suscitar reflexão do professor de inglês sobre determinadas situações de sala de aula e fomentar seu conhecimento pedagógico. A mídia consiste em oito fragmentos de aulas de língua inglesa conduzidas em diferentes turmas do ensino fundamental e médio no contexto de escolas públicas. São reproduções de eventos reais de sala de aula disponibilizados em animação 2D, visando preservar o anonimato dos professores e alunos envolvidos, e comentados por duas especialistas que atuam nas áreas de Formação de Professores de Língua Inglesa e de Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina. A concepção de aprendizagem docente norteadora é apresentada, assim como as escolhas e justificativas tomadas no processo de decisão sobre o recorte das aulas transcritas e a sua análise no DVD.

Artigo Completo:

Palavras-chave: DVD educativo; formação continuada de professores; língua inglesa,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-062

Referências bibliográficas
  • [1] GATCONTON, E. Investigating experienced ESL teachers' pedagogical knowledge. The Modern Language Journal. v. 83, p. 35-50, 1999.
  • [2] KUMARAVADIVELU, B. The postmethod condition: (E)merging strategies for second/ foreign language teaching. TESOL Quarterly, v. 28, n. 1, p. 27-48, 1994.
  • [3] LONG, M. H.; ROBINSON, P. Focus on form. Theory, research, and practice. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Orgs.). Focus on form in classroom second language acquisition. Cambridge: CUP, 1998, p. 15-41.
  • [4] NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2012.
  • [5] PRABHU, N. S. There is no best method - Why? TESOL Quarterly, v. 24, n. 2, p. 161-176, 1990.
  • [6] SHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2000.
  • [7] THERRIEN, J.; CARVALHO, A. D. F. O professor no trabalho: Epistemologia da prática e ação/ cognição situada – elementos para a análise da práxis pedagógica. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n.1, p.129-147, 2009.
Como citar:

XAVIER, Rosely Perez; "SALA DE AULA COMENTADA: UM DVD PARA O PROFESSOR DE INGLÊS FOMENTAR SEU CONHECIMENTO PEDAGÓGICO", p. 792-801 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-062

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações