Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS – ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO

ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS – ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO

Maior, Caio Bezerra Souto ; Lins, Isis Didier ; Moura, Márcio das Chagas ; Santana, Débora Mendonça de ;

Artigo Completo:

O crescimento de empresas e indústrias mais distantes dos centros urbanos trouxe uma preocupação por parte dos empresários em como viabilizar o transporte dos seus funcionários até as empresas. Este trabalho procura, a partir da aplicação de modelos matemáticos, criar rotas otimizadas para o deslocamento dos funcionários no trajeto residência-trabalho e vice-versa. Para isso, o trabalho está dividido em três etapas. Primeiramente, uma análise de clusters é realizada através do software R-Studio para facilitar a definição dos pontos de parada onde cada funcionário será alocado. Depois de determinados os clusters, os pontos de parada são definidos de forma visual, e por último, um modelo de roteirização é resolvido de forma tanto de forma exata por meio do IBM ILOG CPLEX como de forma aproximada utilizando o método da “varredura” e a heurística do vizinho mais próximo. O exemplo de aplicação utilizou 50 funcionários, os quais foram divididos em 10 clusters com 5 membros em cada. Um total de 14 pontos de parada foram definidos. Foram simuladas quatro situações com diferentes capacidades de veículos. A distância total percorrida, os custos e o tempo foram analisados em cada simulação e comparados entre si para então definir-se a quantidade e a capacidade dos veículos utilizados e as rotas que cada veículo irá percorrer.

Artigo Completo:

O crescimento de empresas e indústrias mais distantes dos centros urbanos trouxe uma preocupação por parte dos empresários em como viabilizar o transporte dos seus funcionários até as empresas. Este trabalho procura, a partir da aplicação de modelos matemáticos, criar rotas otimizadas para o deslocamento dos funcionários no trajeto residência-trabalho e vice-versa. Para isso, o trabalho está dividido em três etapas. Primeiramente, uma análise de clusters é realizada através do software R-Studio para facilitar a definição dos pontos de parada onde cada funcionário será alocado. Depois de determinados os clusters, os pontos de parada são definidos de forma visual, e por último, um modelo de roteirização é resolvido de forma tanto de forma exata por meio do IBM ILOG CPLEX como de forma aproximada utilizando o método da “varredura” e a heurística do vizinho mais próximo. O exemplo de aplicação utilizou 50 funcionários, os quais foram divididos em 10 clusters com 5 membros em cada. Um total de 14 pontos de parada foram definidos. Foram simuladas quatro situações com diferentes capacidades de veículos. A distância total percorrida, os custos e o tempo foram analisados em cada simulação e comparados entre si para então definir-se a quantidade e a capacidade dos veículos utilizados e as rotas que cada veículo irá percorrer.

Palavras-chave: Análise de clusters; definição de pontos de parada; roteirização; transporte de funcionários;,

Palavras-chave: Análise de clusters; definição de pontos de parada; roteirização; transporte de funcionários;,

DOI: 10.5151/spolm2019-181

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Lei n° 7.418, de 16 de dezembro de 1985. Institui o Vale Transporte e dá outras providências. [2] HAIR, J.F; BLACK, W.C.; BABIN, B.J.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L. Análise multivariada de dados. 6.ed. São Paulo: Bookman, 2006. [3] FARAHANI, R. Z.; REZAPOUR, S.; DREZNER, T.; FALLAH, S. Competitive supply chain network design: An overview of classifications, models, solution techniques and applications. In: Omega international journal of management science. v. 45, pp. 92-118, jun, 2014. [4] SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009. [5] BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. São Paulo: Bookman, 2006. [6] ARENALES, M.; ARMENTANO, V.; MORABITO, R; YANASSE, H. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevir, 2007. [7] MILLER, C. E.; TUCKER, A. W.; ZEMLIN, R. A. Integer Programming Formulation of Traveling Salesman Problems. In: Journal of ACM. v. 7, pp. 326-329, oct. 1960. [8] NOVAES, A.G. Logística e gerenciamento da cadeia de de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. [9] CHANDRASEKAR, C.; SRISANKAR, M. Clustering Large Databases Using Gmm. In: Int. Journal of Engineering Research and Applications. v. 4. pp. 209-211, april, 2014. [10] LINDEN, R. Técnicas de agrupamento. Revista de Sistemas de Informação da FSMA. Macaé, n. 4, pp. 18-36, 2009. [11] SCHITTEKAT, P.; KINABLE, J.; SORENSEN, K.; SEVAUX, M.; SPIEKSMA, F.; SPRINGAEL, J. A metaheuristic for the school bus routing problem with bus stop selection. In: European journal of operational research. v. 229, p. 518-528, feb, 2013. [12] FEO, T.A.; RESENDE, M.G.C. Greedy Randomized Adaptive Search Procedures. In: Journal of Global Optimization. v. 6, pp. 109-133, mar, 1995. [13] PICHPIBUL, T.; KAWTUMMACHAI, R. An improved Clarke and Wright savings algorithm for the capacitated vehicle routing problem. In: ScienceAsia. v. 38, p.307-318, 2012. [14] HERTZ, A; MITTAZ, M. A variable Neighborhood Descent Algorithm for the Undirected Capacitated Arc Routin Problem. In: Transportation Science. v. 35, nov, 200 [15] ZILLI, P.K. Análise de algoritmos heurísticos para problemas “ricos” de roteamento de veículos. 201 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, UNICAMP, Campinas. [16] BAGI, L.B. Algoritmo transgenético na solução do problema do caixeiro comprador. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Sistema e Computação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. [17] ESTEVAM, J. B. Heurística para o problema de roteamento de veículos capacitados – PRVC visando aplicação no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 2003. 117 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras. [18] SOUZA, L.V; SIQUEIRA, P.H. Técnicas da Pesquisa Operacional Aplicadas ao Problema do Transporte Escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, XLV., 2013, Natal.
Como citar:

Maior, Caio Bezerra Souto; Lins, Isis Didier; Moura, Márcio das Chagas; Santana, Débora Mendonça de; "ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS – ESTUDO DE CASO EM PERNAMBUCO", p. 2504-2519 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-181

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações