Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

REVISÃO SOBRE USO DE SÍLICA NOS PNEUS AUTOMOTIVOS PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

LOPES, Rosiana da Silva ; ARAÚJO, Paulo César S. de ; SOARES, Sandro Marcos Campos ; PUJATTI, Fabrício José Pacheco ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta uma revisão o uso de sílica nos pneus automotivos para redução de consumo de combustível. A indústria automotiva está sendo continuamente incentivada a desenvolver veículos mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões de poluentes. Uma forma de aumentar a eficiência dos veículos é reduzir a resistência total ao deslocamento do veículo que inclui a resistência ao rolamento dos pneus, que é responsável por aumentar em até 30% o consumo de combustível do veículo. Para reduzir o consumo de combustível os fabricantes de pneumáticos desenvolveram pneus de baixa resistência ao rolamento (às vezes chamados de “pneu verde”), que conservam as características de desempenho dos pneus, por meio da combinação de matéria primas diversas e construção do pneu. Este artigo objetiva revisar a literatura sobre a inserção da sílica na composição da borracha de pneus automotivos para reduzir consumo de combustível por meio da redução da resistência ao rolamento. Com a discussão conclui-se que o desenvolvimento de pneus com melhores propriedades de resistência ao rolamento é complexo, pois envolve a combinação de diferentes propriedades como dirigibilidade, capacidade de frenagem, conforto, consumo, entre outros e que a adição de sílica na borracha para fabricação de pneus é um importante avanço tecnológico no desenvolvimento de pneus mais eficientes, pois o seu uso associado a um trabalho de combinação com os demais componentes propiciam pneus com baixa resistência ao rolamento e com as demais propriedades interessantes para aplicação em veículos corroborando para produção de veículos mais econômicos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: pneus automotivos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-44

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, Tatiane Aparecida Fernandez. Pneu verde - Desafios para equilibrar conforto, segurança e baixo consumo de combustível. São Caetano do Sul: Monografia de Especialização em Engenharia Automotiva da Escola de Engenharia de Mauá, 2013.
  • [2] FENDER NETO, Jorge. Estudo da influência do escalonamento de marchas no consumo de combustível de um ônibus urbano. Campinas: Dissertação de Mestrado em Engenharia Automobilística da Universidade Estadual de Campinas, 2010.
  • [3] WEIHERMANN, Henrique Weber. Estudo sobre aplicação de transmissão continuamente variável para veículos de pequeno porte. Joinville: Trabalho de conclusão de curso em Engenharia Automotiva da Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
  • [4] GALI, Marcos Rodolfo. Modelo analítico de resistência ao rolamento de pneus de carga. Campinas: Dissertação de mestrado da Universidade Estadual de Campinas, 2015.
  • [5] RHODIA. Sílica de alto desempenho para pneus verdes é tema principal de palestras técnicas da Rhodia. São Paulo: Expobor e Pneu Show 2016, 2016.
  • [6] CARDOSO, Fernando Aleixo. Estudo do desempenho dos compostos de borracha utilizados na fabricação da banda de rodagem dos pneus automotivos em função dos pavimentos das rodovias. São Paulo: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo, 2010.
  • [7] GILLESPIE, Thomas D. Fundamentals of vehicle dynamics. 1 ed. United States of America: SAE International, 1991.
  • [8] VIDAL, Marlos Ney. Economia de combustível vai muito além da evolução do motor. Site Autos Segredo. Disponível em acesso em 22/03/2017 às 10:23, 2017.
  • [9] LAGARINHOS, C. A. F. Reciclagem de pneus: análise do impaco da legislação ambiental através da logística reversa. Tese de doutorado - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: São Paulo, 2011.
  • [10] ARAVANIS, A. E. Efeito do sistema de reticulaçaõ nas propriedades de compostos de borracha natural para peças de engenharia do setor automotivo. Universidade Federal de Porto Alegre, 2006.
  • [11] BRAUM, M. V. Melhoria da interação polímero-carga através do uso de borracha de polibutadieno epoxidada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
  • [12] OLIVEIRA, A. M. Pneus automotivos: análise crítica dos requisitos de segurança e desempenho. São Paulo: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica - Universidade de São Paulo, 2005.
  • [13] SILVA, J. Goodyear recebe prémio ambiental. Revista dos Pneus. Disponível em acesso em 25/05/2017 às 14:24, 2015.
Como citar:

LOPES, Rosiana da Silva; ARAÚJO, Paulo César S. de; SOARES, Sandro Marcos Campos; PUJATTI, Fabrício José Pacheco; "REVISÃO SOBRE USO DE SÍLICA NOS PNEUS AUTOMOTIVOS PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL", p. 582-591 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-44

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações