Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Revelando os Trade-Offs Ambientais do Biodiesel: Uma Avaliação Comparativa do Ciclo de Vida em Ônibus Urbanos

Unveiling Biodiesel’s Environmental Trade-Offs: A Comparative Life Cycle Assessment for Urban Buses

CRUZ, Robson Ferreira da ; SEABRA, Joaquim Eugenio Abel ; CARPOVIKI, Renan Siqueira ; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao ; BARBOZA, Franciele Alves ; FERREIRA, Marcela Cravo ;

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Este estudo apresenta uma Avaliação do Ciclo de Vida comparativa de ônibus urbanos movidos a Diesel S10 com três misturas: B7 (7% biodiesel), B15 (14% biodiesel) e B100 (100% biodiesel). Utilizando a abordagem ?do poço à roda?, a análise abrange as etapas de extração, produção, distribuição e uso dos combustíveis, bem como a produção e manutenção dos veículos. Os métodos CML-IA e ReCiPe 2016 (Midpoint e Endpoint) foram aplicados para quantificar os impactos ambientais. Os resultados indicam que o B100 reduz de forma expressiva o potencial de Aquecimento Global, mas apresenta maiores impactos em Eutrofização, Depleção Abiótica e Ecotoxicidade. A análise de sensibilidade em função da lotação dos veículos revelou maior variabilidade para o B100. Conclui-se que a escolha do combustível ideal dependerá da priorização das categorias de impacto, fornecendo subsídios para a implementação de políticas de transporte sustentável.

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This study presents a comparative Life Cycle Assessment (LCA) of urban buses powered by Diesel S10 with three fuel blends: B7 (7% biodiesel), B15 (14% biodiesel), and B100 (100% biodiesel). Employing a well-to-wheel approach, the analysis covers the extraction, production, distribution, and use of the fuels, as well as vehicle manufacturing and maintenance. The environmental impacts were quantified using the CML-IA and ReCiPe 2016 (Midpoint and Endpoint) methods. Results indicate that B100 significantly reduces Global Warming Potential, yet exhibits higher impacts in eutrophication, abiotic depletion, and ecotoxicity. Sensitivity analysis regarding vehicle occupancy revealed greater variability for B100. In conclusion, the optimal fuel choice depends on the prioritization of specific impact categories, providing insights for sustainable transportation policies.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP21

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Como citar:

CRUZ, Robson Ferreira da; SEABRA, Joaquim Eugenio Abel; CARPOVIKI, Renan Siqueira; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao; BARBOZA, Franciele Alves; FERREIRA, Marcela Cravo; "Revelando os Trade-Offs Ambientais do Biodiesel: Uma Avaliação Comparativa do Ciclo de Vida em Ônibus Urbanos", p. 103-110 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP21

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