Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Retórica do design: discurso visual e persuasão na produção de infográficos

Rhetoric of design: visual discourse and persuasion in the production of infographics

Nogueira, Daniel Moura; Nojima, Vera; Braida, Frederico;

Poster:

Este artigo aborda o tema da retórica do design aplicado ao estudo de infográficos. O principal objetivo é revelar como a Nova Retórica pode contribuir com um ferramental teórico capaz de fundamentar, conceitual e pragmaticamente, o projeto de infográficos, sejam eles produzidos para mídias impressas ou digitais. Trata-se, pois, de uma interpretação linguística da mensagem visual, observando-se a manifestação da retórica para além do texto verbal. Metodologicamente, parte-se de uma revisão de literatura e, ao final, constata-se que a busca de um reconhecimento da significação cultural por parte do orador em relação à sua audiência é fundamental para o sucesso da argumentação.

Poster:

This article addresses the theme of rethoric of design applied to the study of infographics. The main goal is to reveal how the New Rhetoric can contribute with theoretical tools able to substantiate, in conceptual and pragmatical ways, the infographics project, whether produced for print or digital media. It is, therefore, a linguistic interpretation of the visual message, observing the manifestation of rhetoric beyond the verbal text. Methodologically starting with a literature review and, at the end, noting that the search for a recognition of cultural significance by the speaker in relation to your audience is critical to the success of the argument.

Palavras-chave: retórica, design, infográfico, infografia, rethoric, design, infographic, infography,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_227

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA JUNIOR L. N. 2009. Conjecturas para uma retórica do Design [Gráfico]. Tese (Doutorado em Design). Departamento de Artes. Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro.
  • [2] _____. NOJIMA V. L. M. S. 201 Retórica do design gráfico: da prática a teoria, Coleção Pensando o Design, São Paulo: Blucher.
  • [3] ARISTÓTELES.1964. Arte retórica e arte política. Intr. e notas de J. Voilquin e J. Capelle. Trad.de A. P. de Carvalho. São Paulo: Difel, 1964.
  • [4] _____. 2005. Retórica. Trad. e notas de Manual A. Júnior, Paulo F. Alberto e Abel do N. Pena. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
  • [5] ARNHEIM, R. 1997.Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira.
  • [6] BARTHES, R. 1990. O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
  • [7] BONSIEPE, G. 2011. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher.
  • [8] _____.2012.Design como prática projetual. São Paulo: Blucher.
  • [9] CAIRO, A. 2008. Infografía 2.0 visualización interactiva de información en prensa, Madrid: Alamut.
  • [10] _____. 2013. The functional art. An introduction to information graphics and visualization. Berkeley. New Raiders.
  • [11] CAIRO, A; GINER, J. A. Editors, artists chafe at the errors and hype in bin Laden death story graphics, 20 DIsponível em: Andlt;http://www.niemanwatchdog.org/index.cfm?fuseaction=Showcase.viewAndamp;Andamp;showcaseid=152Andgt;. Acesso em: 5 mar. 2015.
  • [12] HOLMES, N. 2005. Wordless Diagrams. New York: Bloomsbury.
  • [13] _____. 2006. Nigel Holmes: On Information Design. New York: Jorge Pinto Books.
  • [14] JAPIASSU, H. 1991.Introdução ao Pensamento Epistemológico. 6 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
  • [15] _____. MARCONDES, D. 2001.Dicionário básico de filosofia. Rio de janeiro: Zahar.
  • [16] LIMA, R. C. 2009. Análise da Infografia Jornalística. Dissertação (Mestrado em Design). ESDI/UERJ. Rio de Janeiro.
  • [17] MORAES, A. 1998. Infografia. O design da notícia. Dissertação (mestrado) - Departamento de Artes e Design, PUC-Rio. Rio de Janeiro.
  • [18] _____. 2010. Design de Notícias: um estudo de casos múltiplos. Tese (doutorado em Design) – Departamento de Artes e Design, PUC-Rio. Rio de Janeiro.
  • [19] NIETZSCHE, F. 2007. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras.
  • [20] NOGUEIRA, D.M. 2014. Visualização de dados: o discurso persuasivodos atributos visuais nos infográficos. Dissertação (mestrado em Design) – Departamento de Artes e Design, PUC-Rio. Rio de Janeiro.
  • [21] PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. 2005. Tratado da argumentação, A Nova Retórica, São Paulo: Martins Fontes.
  • [22] RICOEUR P. 2000. Entre retórica e poética: Aristóteles in A Metáfora Viva. São Paulo: Edições Loyola.
  • [23] SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. SBDI: Entidade de caráter científico que congrega pesquisadores, docentes e profissionais da área de design gráfico, e que atuam em sistemas de informação e comunicação analógicos e digitais na gestão e produção da informação. Disponível em: Andlt;http://www.sbdi.org.brAndgt;. Acesso em: 14 abr. 2015.
  • [24] SOUZA LEITE, J. 1997. O Discurso do Design Gráfico como Polifonia. Estudos em Design, v. 5, n. 1. pp. 59-68. Rio de Janeiro: AEND-BR.
Como citar:

Nogueira, Daniel Moura; Nojima, Vera; Braida, Frederico; "Retórica do design: discurso visual e persuasão na produção de infográficos", p. 1098-1103 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_227

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações